O Livro de Apocalipse: uma análise resumida sobre seus ensinamentos
O Livro de Apocalipse, o último livro da Bíblia, é conhecido por suas visões e símbolos que retratam o fim dos tempos. Escrito pelo apóstolo João enquanto estava exilado na ilha de Patmos, o livro contém profecias sobre o julgamento final, a vitória de Cristo sobre as forças do mal e a criação de um novo céu e uma nova terra. Embora muitas vezes seja considerado enigmático, Apocalipse traz mensagens de esperança e vitória para os cristãos.
A introdução e as cartas às igrejas
Apocalipse começa com uma visão gloriosa de Jesus Cristo, revelando sua autoridade divina. João é instruído a escrever cartas para sete igrejas da Ásia Menor, abordando as condições espirituais de cada uma. Essas cartas contêm exortações e advertências, mas também promessas de recompensa para os que perseveram na fé.
Apocalipse 1:10-11
10 Ma olin vaimus Issanda päeval ja kuulsin oma selja taga suurt, otsekui pasuna häält,
11 mis ütles: „Mida sa näed, kirjuta raamatusse ja läkita neile seitsmele kogudusele: Efesosse ja Smürnasse ja Pergamoni ja Tüatiirasse ja Sardesesse ja Filadelfiasse ja Laodikeasse!"
As visões do céu e o livro selado
Após as cartas às igrejas, João tem uma visão do céu, onde vê Deus no trono e o Cordeiro (Jesus Cristo) digno de abrir um livro selado com sete selos. Quando os selos são abertos, uma série de eventos cataclísmicos e julgamentos são revelados, simbolizando os desafios e sofrimentos que os cristãos enfrentarão até o fim dos tempos.
Apocalipse 5:1-2
1 Ja ma nägin Selle paremas käes, Kes istus aujärjel, rullraamatut, täis kirjutatud seestpoolt ja väljastpoolt ja kinni pandud seitsme pitseriga.
2 Ja ma nägin vägevat Inglit; see kuulutas suure häälega: „Kes on vääriline avama seda raamatut ja lahti võtma selle pitsereid?"
As sete trombetas e o juízo final
Quando o livro é aberto, são tocadas sete trombetas, que trazem ainda mais calamidades sobre a terra. Essas trombetas representam a ira de Deus contra o pecado e a injustiça. A sétima trombeta, no entanto, anuncia a vitória definitiva de Cristo e o início do seu reinado eterno.
Apocalipse 11:15
15 Ja seitsmes Ingel puhus pasunat. Siis sündisid suured hääled taevas ning ütlesid: „Maailma valitsus on saanud meie Issanda ja Tema Kristuse omaks, ja Tema valitseb ajastute ajastuteni"
A Besta, o Anticristo e a marca da besta
No Apocalipse, também encontramos a figura da besta, que simboliza a oposição a Cristo e a perseguição dos fiéis. A besta recebe poder do dragão (Satanás) e exige adoração. O famoso número 666 é associado à marca da besta, que aqueles que a seguem são obrigados a carregar. A marca da besta é um símbolo do compromisso com o mal e da rejeição a Deus.
Apocalipse 13:16-17
16 Ja tema teeb, et kõik, nii pisukesed kui suured, nii rikkad kui vaesed, nii vabad kui orjad, võtavad märgi oma parema käe peale või oma otsaesisele,
17 ja et ükski muu ei saa osta ega müüa kui aga see, kellel on see märk: metsalise nimi või tema nime arv.
A vitória de Cristo e a nova Jerusalém
O Livro de Apocalipse culmina com a vitória final de Cristo sobre Satanás e seus seguidores. Após a grande batalha, o céu e a terra são recriados, e Deus estabelece Seu reinado eterno. A nova Jerusalém desce do céu, e Deus habita com o Seu povo em perfeita comunhão, onde não haverá mais dor, sofrimento ou morte.
Apocalipse 21:1-4
1 Ja ma nägin uut taevast ja uut maad; sest esimene taevas ja esimene maa olid kadunud ja merd ei olnud enam.
2 Ja ma nägin püha linna, uut Jeruusalemma, taevast Jumala juurest maha tulevat, valmistunud otsekui pruut, kaunistatud oma mehele.
3 Ja ma kuulsin suurt häält aujärjelt ütlevat: „Vaata, Jumala telk on inimeste juures! Ja Tema asub nende juurde elama ja nemad on Tema rahvad ja Jumal Ise on nendega.
4 Ja Tema pühib ära kõik pisarad nende silmist, ja surma ei ole enam ega leinamist ega kisendamist ega vaeva ei ole enam. Sest endised asjad on möödunud!"
O Livro de Apocalipse é, ao mesmo tempo, um livro de juízo e esperança. Ele nos assegura que, apesar das tribulações e perseguições que os cristãos possam enfrentar, a vitória final é de Cristo, e com Ele, o povo de Deus terá vida eterna.
Se este artigo te ajudou, faça sua parte e compartilhe a Palavra de Deus com aqueles que você ama.