Conhecendo o Livro de Ezequiel

O Livro de Ezequiel é uma das obras mais fascinantes e profundas das Escrituras, repleto de simbolismos, profecias e visões extraordinárias. Ele narra a destruição de Jerusalém, o exílio do povo de Israel e a promessa de restauração divina. Escrita por Ezequiel, um profeta chamado por Deus durante o cativeiro babilônico, a mensagem do livro equilibra julgamento e esperança, mostrando que o plano de Deus para a redenção é soberano.

O chamado de Ezequiel

O livro começa com uma visão impressionante de Ezequiel, em que ele vê uma carruagem celestial com criaturas vivas e rodas cheias de olhos. Essa visão simboliza a majestade de Deus e sua presença, que está além da compreensão humana. A partir dessa visão, Ezequiel é chamado para ser profeta e levar a palavra de Deus ao povo de Israel, que estava em pecado e afastado de Deus.

Ezequiel 1:4-5

4 Viděl jsem, jak se přihnal bouřlivý vítr od severu, veliké mračno a šlehající oheň; okolo něho byla zář a uprostřed ohně jakýsi třpyt oslnivého vzácného kovu.

5 Uprostřed něho bylo cosi podobného čtyřem bytostem, které se vzhledem podobaly člověku.

A destruição de Jerusalém e o juízo de Deus

Ezequiel profetizou sobre a destruição de Jerusalém devido ao pecado e à rebelião do povo de Israel. Ele descreveu visões detalhadas do juízo de Deus, que envolveriam o cerco da cidade, a morte de muitos israelitas e a queda do templo de Jerusalém. No entanto, mesmo no meio da destruição, Ezequiel trazia mensagens de esperança, anunciando que Deus restauraria o Seu povo após o julgamento.

Ezequiel 9:4-6

4 a poručil mu: "Projdi středem města, středem Jeruzaléma, a označ znamením na čele muže, kteří vzdychají a sténají nad všemi ohavnostmi, které se v něm páchají."

5 A slyšel jsem, jak ostatním poručil: "Procházejte městem za ním a bijte bez lítosti a bez soucitu.

6 Starce, mladíka, pannu, děti i ženy zabíjejte, šiřte zkázu. Nepřistupujte však k nikomu z těch, na nichž je znamení. Začněte od mé svatyně!" I začali od starších, kteří byli před domem.

A visão do vale de ossos secos

Uma das visões mais conhecidas de Ezequiel é a do vale de ossos secos. Nessa visão, Deus ordena que Ezequiel profetize sobre os ossos secos e eles se levantam e se tornam uma grande multidão de pessoas vivas. Esta visão simboliza a restauração espiritual do povo de Israel, que, mesmo estando "secos" e sem esperança no exílio, será revivido por Deus.

Ezequiel 37:4-5

4 Tu mi řekl: "Prorokuj nad těmi kostmi a řekni jim: "Slyšte, suché kosti, Hospodinovo slovo!

5 Toto praví Panovník Hospodin těmto kostem: Hle, já do vás uvedu ducha a oživnete.

O novo templo e a restauração de Israel

No final de sua profecia, Ezequiel vê uma visão detalhada de um novo templo, um símbolo de que a presença de Deus retornará ao meio do Seu povo. Além disso, ele profetiza a restauração de Israel, com o povo retornando à sua terra e sendo purificado de seus pecados. Essa visão de restauração traz esperança, mostrando que, apesar do juízo, o plano de Deus para a redenção do Seu povo é imutável.

Ezequiel 47:1-2

1 Přivedl mě znovu ke vchodu do domu. A hle, zespodu prahu domu vytékala k východu voda; průčelí domu je totiž obráceno k východu a voda tekla dolů zpod pravého boku domu na jižní straně oltáře.

2 A vyvedl mě branou severní a vedl mě venku okolo k vnější bráně směrem na východ. A hle, voda se řinula z pravého boku domu.

O Livro de Ezequiel é uma mensagem de advertência, mas também de esperança. Ele nos ensina que, mesmo quando enfrentamos dificuldades e juízos, Deus sempre oferece a chance de restauração e renovação, tanto individual quanto coletivamente.

Se este artigo te ajudou, faça sua parte e compartilhe a Palavra de Deus com aqueles que você ama.