Liderança cristã: como delegar responsabilidades de maneira eficaz?

Delegar responsabilidades não é apenas estratégico, mas também bíblico. Vemos esse princípio na história de Moisés, quando Jetro, seu sogro, o aconselha a distribuir tarefas (Êxodo 18:21,22).

21 Além disso, tu proverás de todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens da verdade, que aborreçam a avareza, e os colocarás sobre eles, para serem governantes de mil, e governantes de cem, governantes de cinquenta e governantes de dez.

22 Para que julguem o povo em todo o tempo. E será que, toda causa grave eles trarão a ti, mas toda causa pequena eles julgarão; assim será mais fácil para ti, e eles carregarão a carga contigo.

Confira exemplos sobre como delegar:

1. Escolha pessoas confiáveis

2 Timóteo 2:2 nos orienta: "Confie a homens fiéis que sejam idôneos para também ensinar a outros."

2. Ensine antes de delegar

Liderança eficaz inclui treinar e acompanhar aqueles que recebem responsabilidades. Assim você continuará se desenvolvendo como líder e a pessoa que ensinou se desenvolverá naquela função e aprenderá a ter mais responsabilidade.

3. Confie no resultado

Delegar é um ato de fé e capacitação. Quando confiamos nas pessoas, elas crescem em seus dons. Mesmo que haja erro, uma boa liderança é capaz de compreender, retomar ao passo dois e ensinar novamente para que os erros sejam corrigidos, assim melhorando os resultados e a pessoa a quem confiou determinada função.

Compartilhe este artigo com aqueles que precisam saber mais sobre delegar.