Pecar significa desobedecer aos mandamentos de Deus e se afastar de Seus caminhos. A Bíblia define pecado como qualquer ação, pensamento ou comportamento que contrarie a vontade de Deus. Neste artigo, vamos aprofundar o entendimento sobre o que é pecar e explorar os principais pecados segundo as Escrituras.
O pecado é a violação das leis de Deus. Isso está claramente expresso em 1 João 3:4: "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei."
Ou seja, pecar é ir contra os ensinamentos divinos, afastando-se do propósito de viver em harmonia com a vontade de Deus.
A tradição cristã destaca sete pecados capitais: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Esses comportamentos são mencionados em Provérbios 6:16-19, que lista atitudes abomináveis a Deus, como "olhos altivos" e "mãos que derramam sangue inocente".
Compreender esses pecados é fundamental para vivermos em constante vigilância, evitando comportamentos que desagradam a Deus. Lutar contra o pecado nos aproxima de uma vida justa e em alinhamento com os princípios divinos, trazendo-nos mais próximos de Deus e da Sua vontade.
Compreender esses pecados nos ajuda a estarmos vigilantes, evitando comportamentos que desagradam a Deus. Faça da sua vida um exemplo de dedicação à glória de Deus!
Deus abençoe!
4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
16 Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18 coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
19 a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.