Entre os presentes oferecidos pelos magos ao menino Jesus, o incenso ocupa um lugar especial. Este presente carregava um significado profundo, relacionado à divindade de Cristo e ao Seu papel como mediador entre Deus e a humanidade.
Inclusive, muitos ainda mantém a tradição de acender pequenos incensos próximos ao presépio, mas sem saber o real significado para tal. Mas desvendaremos isso neste artigo.
Primeiramente, vamos à explicação básica: o incenso era amplamente utilizado no culto a Deus no Antigo Testamento, especialmente no tabernáculo e no templo. Ele simboliza as orações subindo ao Senhor:
Ao oferecer incenso, os magos reconheceram Jesus como divino, digno de adoração e louvor. Este presente destacava: a divindade de Cristo, afinal, Jesus não era apenas humano, mas também o Filho de Deus. Além de representar a adoração genuína, o incenso representava o reconhecimento de Sua santidade e a devoção que Ele merece.
E o que podemos aprender com este incenso? Bom, o incenso nos lembra da importância da adoração em espírito e verdade. No Natal, somos chamados a glorificar Jesus não apenas com palavras, mas com uma vida dedicada a Ele.
Se você aprendeu algo novo com este artigo, ajude a espalhar a Palavra de Deus e envie este conteúdo para amigos e familiares.
2 Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.