A parábola do Bom Samaritano e o Amor ao Próximo

A parábola do Bom Samaritano é uma das histórias mais poderosas que Jesus contou para ensinar sobre o amor ao próximo. Vamos relembrá-la?

Vamos começar em Lucas 10:25-37, quando Jesus responde à pergunta de um mestre da lei: "Quem é o meu próximo?".  

Analisando todos os versículos contidos nesse trecho em Lucas e resumindo-a, percebemos que, um homem judeu é roubado, agredido e deixado à beira da morte… Por ele passam um sacerdote, um levita e ambos o ignoram. Contudo, um samaritano, na época desprezado pelos judeus, decide ter compaixão e ajuda o homem.

A parábola nos mostra como o verdadeiro amor ao próximo não depende de nacionalidade, religião ou status social, mas sim de um coração compassivo. 

O "Bom Samaritano" foi além do esperado ao ajudar um desconhecido em necessidade, enquanto outros passaram por ele sem prestar socorro. E isso é um ato de bondade tão valioso, que é um dos mais importantes, se não o maior ensinamento de Cristo.

“Ame o outro, como a ti mesmo”

Jesus nos chama para amar os outros de maneira prática e incondicional. A parábola nos desafia a ser sensíveis às necessidades dos outros, a praticar empatia independentemente das circunstâncias, e a agir com misericórdia.

Ainda não conhecia esta poderosa lição da parábola do Bom Samaritano? Então ajude a inspirar o amor ao próximo e compartilhe este artigo com os seus entes mais próximos.

Deus abençoe!