A relação entre o Antigo e o Novo Testamento: como as Escrituras se conectam

A Bíblia é composta por duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. Apesar de distintas, essas duas seções estão profundamente conectadas, revelando um plano divino que se desenrola desde a criação até a redenção em Cristo. 

O Antigo Testamento estabelece promessas e profecias que encontram seu cumprimento no Novo Testamento, mostrando a unidade da Palavra de Deus. Vamos conferir.

Profecias do Antigo Testamento cumpridas no Novo Testamento

Vários profetas anunciaram a vinda do Messias, e essas profecias foram cumpridas na pessoa de Jesus Cristo. Isaías 7:14, por exemplo, diz:

14 Итак Сам Господь даст вам знамение: се, Дева во чреве приимет и родит Сына, и нарекут имя Ему: Еммануил.

Este versículo se cumpriu em Mateus 1:23, onde o nascimento de Jesus é apresentado como a realização da promessa de Deus.

O Antigo Testamento aponta para Cristo

Jesus é a figura central da Bíblia, e Ele mesmo afirmou que as Escrituras do Antigo Testamento testificam sobre Ele. Em Lucas 24:27, lemos:

27 И, начав от Моисея, из всех пророков изъяснял им сказанное о Нем во всем Писании.

Isso mostra que toda a história bíblica converge para Cristo, desde os patriarcas até as profecias messiânicas.

Os sacrifícios do Antigo Testamento e o sacrifício de Jesus

No Antigo Testamento, o sistema sacrificial servia como meio de expiação pelos pecados. No entanto, esses sacrifícios eram apenas sombras do verdadeiro sacrifício de Cristo. Hebreus 10:10 declara:

10 По сей-то воле освящены мы единократным принесением тела Иисуса Христа.

Isso evidencia que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), tornando desnecessários os antigos rituais de sacrifício.

A nova aliança em Cristo

O Antigo Testamento fala sobre a aliança de Deus com Israel, enquanto o Novo Testamento apresenta a nova aliança em Cristo. Jeremias 31:31-33 profetiza essa nova aliança, que é confirmada em Hebreus 8:6-13. Por meio de Jesus, não somos mais justificados pela Lei mosaica, mas sim pela graça mediante a fé (Efésios 2:8,9).

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