A relação entre o Antigo e o Novo Testamento: como as Escrituras se conectam
A Bíblia é composta por duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. Apesar de distintas, essas duas seções estão profundamente conectadas, revelando um plano divino que se desenrola desde a criação até a redenção em Cristo.
O Antigo Testamento estabelece promessas e profecias que encontram seu cumprimento no Novo Testamento, mostrando a unidade da Palavra de Deus. Vamos conferir.
Profecias do Antigo Testamento cumpridas no Novo Testamento
Vários profetas anunciaram a vinda do Messias, e essas profecias foram cumpridas na pessoa de Jesus Cristo. Isaías 7:14, por exemplo, diz:
Este versículo se cumpriu em Mateus 1:23, onde o nascimento de Jesus é apresentado como a realização da promessa de Deus.
O Antigo Testamento aponta para Cristo
Jesus é a figura central da Bíblia, e Ele mesmo afirmou que as Escrituras do Antigo Testamento testificam sobre Ele. Em Lucas 24:27, lemos:
27 Und dann erklärte Jesus den beiden die ganze Geschichte, was in den heiligen Schriften über ihn gesagt wurde, von den Büchern vom Mose bis zu den Prophetenbüchern.
Isso mostra que toda a história bíblica converge para Cristo, desde os patriarcas até as profecias messiânicas.
Os sacrifícios do Antigo Testamento e o sacrifício de Jesus
No Antigo Testamento, o sistema sacrificial servia como meio de expiação pelos pecados. No entanto, esses sacrifícios eram apenas sombras do verdadeiro sacrifício de Cristo. Hebreus 10:10 declara:
10 Dadurch, dass Jesus Christus sich an diesem Kreuz hat abschlachten lassen, werden wir von Gott ein für alle Mal akzeptiert.
Isso evidencia que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), tornando desnecessários os antigos rituais de sacrifício.
A nova aliança em Cristo
O Antigo Testamento fala sobre a aliança de Deus com Israel, enquanto o Novo Testamento apresenta a nova aliança em Cristo. Jeremias 31:31-33 profetiza essa nova aliança, que é confirmada em Hebreus 8:6-13. Por meio de Jesus, não somos mais justificados pela Lei mosaica, mas sim pela graça mediante a fé (Efésios 2:8,9).
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