1 As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.

2 Ele disse: O Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; os prados dos pastores prantearão, e secar-se-á o cume do Carmelo.

3 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Damasco, e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro.

4 Por isso porei fogo à casa de Hazael, e ele consumirá os palácios de Ben-Hadade.

5 E quebrarei o ferrolho de Damasco, e exterminarei o morador do vale de Áven, e ao que tem o cetro de Bete-Éden; e o povo da Síria será levado em cativeiro a Quir, diz o Senhor.

6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Gaza, e por quatro, não retirarei o castigo, porque levaram em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom.

7 Por isso porei fogo ao muro de Gaza, e ele consumirá os seus palácios.

8 E exterminarei o morador de Asdode, e o que tem o cetro de Ascalom, e tornarei a minha mão contra Ecrom; e o restante dos filisteus perecerá, diz o Senhor Deus.

9 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Tiro, e por quatro, não retirarei o castigo, porque entregaram todos os cativos a Edom, e não se lembraram da aliança dos irmãos.

10 Por isso porei fogo ao muro de Tiro, e ele consumirá os seus palácios.

11 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Edom, e por quatro, não retirarei o castigo, porque perseguiu a seu irmão à espada, e aniquilou as suas misericórdias; e a sua ira despedaçou eternamente, e conservou a sua indignação para sempre.

12 Por isso porei fogo a Temã, e ele consumirá os palácios de Bozra.

13 Assim diz o Senhor: Por três transgressões dos filhos de Amom, e por quatro, não retirarei o castigo, porque fenderam o ventre às grávidas de Gileade, para dilatarem os seus termos.

14 Por isso porei fogo ao muro de Rabá, e ele consumirá os seus palácios, com alarido no dia da batalha, com tempestade no dia da tormenta.

15 E o seu rei irá para o cativeiro, ele e os seus príncipes juntamente, diz o Senhor.

1 Verba Amos, qui fuit in pastoribus de Thecue, qu vidit super Isral in diebus Ozi, regis Juda, et in diebus Jeroboam, filii Joas, regis Isral, ante duos annos terrmotus.

2 Et dixit : [Dominus de Sion rugiet,et de Jerusalem dabit vocem suam ;et luxerunt speciosa pastorum,et exsiccatus est vertex Carmeli.

3 Hc dicit Dominus :Super tribus sceleribus Damasci,et super quatuor non convertam eum,eo quod trituraverint in plaustris ferreis Galaad.

4 Et mittam ignem in domum Azal,et devorabit domos Benadad.

5 Et conteram vectem Damasci :et disperdam habitatorem de campo idoli,et tenentem sceptrum de domo voluptatis :et transferetur populus Syri Cyrenen,dicit Dominus.

6 Hc dicit Dominus :Super tribus sceleribus Gaz,et super quatuor non convertam eum,eo quod transtulerint captivitatem perfectam,ut concluderent eam in Iduma.

7 Et mittam ignem in murum Gaz,et devorabit des ejus.

8 Et disperdam habitatorem de Azoto,et tenentem sceptrum de Ascalone :et convertam manum meam super Accaron,et peribunt reliqui Philisthinorum,dicit Dominus Deus.

9 Hc dicit Dominus :Super tribus sceleribus Tyri,et super quatuor non convertam eum,eo quod concluserint captivitatem perfectam in Iduma,et non sint recordati fderis fratrum.

10 Et mittam ignem in murum Tyri,et devorabit des ejus.

11 Hc dicit Dominus :Super tribus sceleribus Edom,et super quatuor non convertam eum,eo quod persecutus sit in gladio fratrem suum,et violaverit misericordiam ejus,et tenuerit ultra furorem suum,et indignationem suam servaverit usque in finem.

12 Mittam ignem in Theman,et devorabit des Bosr.

13 Hc dicit Dominus :Super tribus sceleribus filiorum Ammon,et super quatuor non convertam eum,eo quod dissecuerit prgnantes Galaadad dilatandum terminum suum.

14 Et succendam ignem in muro Rabba,et devorabit des ejus in ululatu in die belli,et in turbine in die commotionis.

15 Et ibit Melchom in captivitatem,ipse et principes ejus simul,dicit Dominus.]