1 Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da língua.

2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito.

3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

4 O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.

5 Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.

6 Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.

7 Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele.

8 Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.

9 O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.

10 Nos lábios do rei se acha a sentença divina; a sua boca não transgride quando julga.

11 O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são os pesos da bolsa.

12 Abominação é aos reis praticarem impiedade, porque com justiça é que se estabelece o trono.

13 Os lábios de justiça são o contentamento dos reis; eles amarão o que fala coisas retas.

14 O furor do rei é mensageiro da morte, mas o homem sábio o apaziguará.

15 No semblante iluminado do rei está a vida, e a sua benevolência é como a nuvem da chuva serôdia.

16 Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!

17 Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.

18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

19 Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.

20 O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado.

21 O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.

22 O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.

23 O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.

24 As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.

25 Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.

26 A alma daquele que trabalha, trabalha para si mesmo, porque a sua boca o incita.

27 O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira.

28 O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.

29 O homem violento coage o seu próximo, e o faz deslizar por caminhos nada bons.

30 O que fecha os olhos para imaginar coisas ruins, ao cerrar os lábios pratica o mal.

31 Coroa de honra são os cabelos brancos, quando eles estão no caminho da justiça.

32 Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.

33 A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.

1 [Hominis est animam prparare,et Domini gubernare linguam.

2 Omnes vi hominis patent oculis ejus ;spirituum ponderator est Dominus.

3 Revela Domino opera tua,et dirigentur cogitationes tu.

4 Universa propter semetipsum operatus est Dominus ;impium quoque ad diem malum.

5 Abominatio Domini est omnis arrogans ;etiamsi manus ad manum fuerit, non est innocens.Initium vi bon facere justitiam ;accepta est autem apud Deum magis quam immolare hostias.

6 Misericordia et veritate redimitur iniquitas,et in timore Domini declinatur a malo.

7 Cum placuerint Domino vi hominis,inimicos quoque ejus convertet ad pacem.

8 Melius est parum cum justitiaquam multi fructus cum iniquitate.

9 Cor hominis disponit viam suam,sed Domini est dirigere gressus ejus.]

10 [Divinatio in labiis regis ;in judicio non errabit os ejus.

11 Pondus et statera judicia Domini sunt,et opera ejus omnes lapides sacculi.

12 Abominabiles regi qui agunt impie,quoniam justitia firmatur solium.

13 Voluntas regum labia justa ;qui recta loquitur diligetur.

14 Indignatio regis nuntii mortis,et vir sapiens placabit eam.

15 In hilaritate vultus regis vita,et clementia ejus quasi imber serotinus.]

16 [Posside sapientiam, quia auro melior est,et acquire prudentiam, quia pretiosior est argento.

17 Semita justorum declinat mala ;custos anim su servat viam suam.

18 Contritionem prcedit superbia,et ante ruinam exaltatur spiritus.

19 Melius est humiliari cum mitibusquam dividere spolia cum superbis.

20 Eruditus in verbo reperiet bona,et qui sperat in Domino beatus est.

21 Qui sapiens est corde appellabitur prudens,et qui dulcis eloquio majora percipiet.

22 Fons vit eruditio possidentis ;doctrina stultorum fatuitas.]

23 [Cor sapientis erudiet os ejus,et labiis ejus addet gratiam.

24 Favus mellis composita verba ;dulcedo anim sanitas ossium.

25 Est via qu videtur homini recta,et novissima ejus ducunt ad mortem.

26 Anima laborantis laborat sibi,quia compulit eum os suum.

27 Vir impius fodit malum,et in labiis ejus ignis ardescit.

28 Homo perversus suscitat lites,et verbosus separat principes.

29 Vir iniquus lactat amicum suum,et ducit eum per viam non bonam.

30 Qui attonitis oculis cogitat prava,mordens labia sua perficit malum.

31 Corona dignitatis senectus,qu in viis justiti reperietur.

32 Melior est patiens viro forti,et qui dominatur animo suo expugnatore urbium.

33 Sortes mittuntur in sinum,sed a Domino temperantur.]