1 E disse Davi: Esta será a casa do Senhor Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.

2 E deu ordem Davi que se ajuntassem os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e ordenou cortadores de pedras, para que lavrassem pedras de cantaria, para edificar a casa de Deus.

3 E aparelhou Davi ferro em abundância, para os pregos das portas das entradas, e para as junturas; como também cobre em abundância, que não foi pesado;

4 E madeira de cedro sem conta; porque os sidônios e tírios traziam a Davi madeira de cedro em abundância.

5 Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o Senhor deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.

6 Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel.

7 E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus.

8 Porém, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.

9 Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.

10 Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.

11 Agora, pois, meu filho, o Senhor seja contigo; e prospera, e edifica a casa do Senhor teu Deus, como ele disse de ti.

12 O Senhor te dê tão somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do Senhor teu Deus.

13 Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o Senhor mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor.

14 Eis que na minha aflição preparei para a casa do Senhor cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que não se pesou, porque era em abundância; também madeira e pedras preparei, e tu suprirás o que faltar.

15 Também tens contigo obreiros em grande número, cortadores e artífices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a espécie de obra.

16 Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro não há conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.

17 E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo:

18 Porventura não está convosco o Senhor vosso Deus, e não vos deu repouso ao redor? Porque entregou na minha mão os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o Senhor e perante o seu povo.

19 Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do Senhor Deus, para que a arca da aliança do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do Senhor.

1 David disse mais: Será aqui mesmo, neste sítio na eira de Ornã, que hei-de mandar construir o templo do Senhor e o altar principal para as ofertas que a nação fizer.

2 David deu ordem para que todos os residentes estrangeiros em Israel preparassem blocos de pedras de cantaria, quadrados, para a construção do templo. Também prepararam ferro em grande quantidade com o qual fabricaram pregos para as portas e para as inúmeras junturas. Foi tanto o cobre derretido que nem se achou necessário estar a pesá-lo. Os homens de Tiro e de Sidom trouxeram a David grandes toros de madeira de cedro.

5 O meu filho Salomão ainda é novo e sem experiência, disse David, e o templo do Senhor tem de ser uma obra maravilhosa, com uma fama e uma glória de nível mundial. Por essa razão começo eu agora estes preparativos. Foi pois essa a razão que levou David a armazenar os materiais necessários à construção, antes da sua morte. Chamou o seu filho Salomão e deu-lhe formalmente ordem expressa de construir um templo para o Senhor Deus de Israel.

7 Eu teria querido construí-lo, eu próprio, disse-lhe David, mas o Senhor disse-me para não fazer isso. 'Mataste muita gente, em muitas e grandes batalhas

11 Portanto, meu filho, que o Senhor seja contigo, te faça prosperar e que construas o templo do Senhor, como ele te manda. Que o Senhor te dê sabedoria e discernimento para guardares todos os seus mandamentos, quando te fizer rei de Israel. Porque se obedeceres cuidadosamente às ordens e às leis que ele deu a Israel, pela boca de Moisés, certamente prosperarás. Esforça-te e tem coragem; não tenhas medo, não recues!

14 Através dos meus combates consegui recolher três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e tanto ferro e cobre que nem foi preciso estar a pesar; também juntei muita madeira e pedras para a construção. Isto é apenas o ponto de partida - tu farás o resto. Tens também ao teu serviço muitos pedreiros, carpinteiros e outros artífices competentes e em grande número; assim como ourives que sabem trabalhar o ouro e a prata, e artesãos para trabalharem com ferro e com cobre. Portanto, mãos à obra e que o Senhor seja contigo!

17 David deu também ordens para que todos os líderes de Israel dessem apoio ao seu filho neste projecto.

18 O Senhor vosso Deus está convosco, declarou ele. Deu-vos paz com as nações limítrofes, pois foi em nome do Senhor e para o seu povo que as conquistei. Portanto esforcem-se, com toda a alma, por obedecer ao Senhor vosso Deus, e em breve hão-de trazer a arca e as outras peças do santuário para o templo do Senhor!