1 E foi Roboão a Siquém, porque todo o Israel tinha vindo a Siquém para fazê-lo rei.

2 Sucedeu que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate (o qual estava então no Egito para onde fugira da presença do rei Salomão), voltou do Egito,

3 Porque enviaram a ele, e o chamaram; e vieram, Jeroboão e todo o Israel, e falaram a Roboão dizendo:

4 Teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

5 E ele lhes disse: Daqui a três dias voltai a mim. Então o povo se foi.

6 E tomou Roboão conselho com os anciãos, que estiveram perante Salomão seu pai, enquanto viveu, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?

7 E eles lhe falaram, dizendo: Se te fizeres benigno e afável para com este povo, e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.

8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram; e tomou conselho com os jovens, que haviam crescido com ele, e estavam perante ele.

9 E disse-lhes: Que aconselhais vós, que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?

10 E os jovens, que com ele haviam crescido, lhe falaram, dizendo: Assim dirás a este povo, que te falou, dizendo: Teu pai agravou o nosso jugo, tu porém alivia-nos; assim, pois, lhe falarás: O meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

11 Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

12 Veio, pois, Jeroboão, e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.

13 E o rei lhes respondeu asperamente; porque o rei Roboão deixara o conselho dos anciãos.

14 E falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu o aumentarei mais; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

15 Assim o rei não deu ouvidos ao povo, porque esta mudança vinha de Deus, para que o Senhor confirmasse a sua palavra, a qual falara pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.

16 Vendo, pois, todo o Israel, que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Já não temos herança no filho de Jessé. Cada um à sua tenda, ó Israel! Olha agora pela tua casa, ó Davi. Assim todo o Israel se foi para as suas tendas.

17 Porém, quanto aos filhos de Israel, que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.

18 Então o rei Roboão enviou a Hadorão, que tinha cargo dos tributos; porém os filhos de Israel o apedrejaram, e ele morreu. Então o rei Roboão se esforçou para subir ao seu carro, e fugiu para Jerusalém.

19 Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje.

1 Todos os chefes de Israel vieram à coroação de Reboão, em Siquem.

2 Entretanto, amigos de Jeroboão (filho de Nebate) mandaram-lhe dizer que Salomão morrera. Ele encontrava-se no Egipto por essa altura; tinha ido para lá para fugir ao rei Salomão. Por isso regressou rapidamente, e estava presente na coroação. Apresentou então, em nome do povo, uma petição a Reboão:

4 O teu pai foi um duro governante, disseram-lhe. Se te tornares mais brando, servir-te-emos!

5 Reboão disse-lhe para voltarem daí a três dias, que lhes daria a resposta. E foi discutir aquela proposta com os anciãos conselheiros do seu pai Salomão. O que é que lhes digo?

7 Se queres ser rei deles, responderam-lhe, terás de lhes dar uma resposta favorável e tratá-los com bondade.

8 Mas não ligou ao conselho e foi saber a opinião dos mancebos que tinham crescido com ele. Amigos, que acham vocês que devo fazer? Serei mais bondoso com eles do que foi meu pai?

10 Não! responderam. Diz-lhes assim: 'Se pensam que o meu pai foi duro convosco, esperem um pouco e verão como é que eu serei! O meu dedo pequenino será mais grosso do que a cintura do meu pai! O meu jugo será, sim, mais duro, não mais brando! O meu pai castigou-vos com açoites; eu usarei escorpiões!'

12 Quando Jeroboão e o povo que estava com ele voltaram ao fim dos três dias para saber da decisão do rei Reboão, este falou-lhes duramente, pois que recusara o conselho dos anciãos e seguiu o dos mais novos: O meu pai deu-vos pesados fardos, dizem vocês; pois eu dar-vos-ei ainda mais pesados! O meu pai castigou-vos com açoites; eu castigar-vos-ei com escorpiões!

15 Assim recusou o rei o pedido do povo. Deus fez com que assim fosse, a fim de que se cumprisse as predições feitas por Aías o silonita, a Jeroboão. Quando o povo se deu conta do que o rei estava a afirmar, foram-se todos embora e abandonaram-no. Que temos nós a ver com David e a sua dinastia?, gritaram furiosamente. Arranjaremos bem outra pessoa para ser nosso rei. Que Reboão governe a sua própria tribo de Judá! Nós vamos para a nossa terra! E assim fizeram.

17 O povo da tribo de Judá ficou pois fiel a Reboão. Posteriormente, quando o rei Reboão enviou Hadorão a cobrar os impostos nas outras tribos de Israel, o povo mantou-o. Reboão saltou para o seu carro de guerra e fugiu para Jerusalém. Israel recusou assim ser governado por um descendente de David, até ao dia de hoje.