1 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os tornar a cal.
2 Por isso porei fogo a Moabe, e consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, com som de trombeta.
3 E exterminarei o juiz do meio dele, e a todos os seus príncipes com ele matarei, diz o Senhor.
4 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.
5 Por isso porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.
6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos,
7 Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome.
8 E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas, e na casa dos seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado.
9 Todavia eu destruí diante dele o amorreu, cuja altura era como a altura dos cedros, e que era forte como os carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo.
10 Também vos fiz subir da terra do Egito, e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu.
11 E dentre vossos filhos suscitei profetas, e dentre os vossos jovens nazireus. Não é isto assim, filhos de Israel? Diz o Senhor.
12 Mas vós aos nazireus destes vinho a beber, e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizareis.
13 Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de feixes.
14 Assim perecerá a fuga ao ágil; nem o forte corroborará a sua força, nem o poderoso livrará a sua vida.
15 E não ficará em pé o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco se livrará o que vai montado a cavalo.
16 E o mais corajoso entre os fortes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor.
1 Diz o Senhor: O povo de Moabe pecou continuadamente e não lhes perdoarei. Não os deixarei por mais tempo impunes, pois profanaram os túmulos dos reis de Edom, sem o mínimo respeito pelos mortos.
2 Por isso, em recompensa, enviarei fogo sobre Moabe, que destruirá os palácios de Queriote. Moabe morrerá no meio de grande tumulto, enquanto os guerreiros gritam e as trombetas tocam.
3 Destruirei o seu rei e matarei ao mesmo tempo os líderes. Isto é o que disse o Senhor.
4 Diz o Senhor: O povo de Judá não tem parado de pecar, e não lhes perdoarei. Não ficarão por mais tempo sem castigo. Porque rejeitaram as leis de Deus, recusando obedecer-lhe. Endureceram os seus corações e pecaram, à semelhança dos seus pais.
5 Por isso destruirei Judá com fogo. Queimarei os lugares fortificados e os palácios de Jerusalém.
6 Diz o Senhor: O povo de Israel tem pecado sempre e sempre. Não poderei esquecê-lo. Não deixarei por mais tempo esse povo sem castigo. Perverteram a justiça aceitando subornos, vendendo como escravos os pobres, que não podiam pagar as dívidas contraídas; venderam-nos por um par de sapatos
7 Esmagam os pobres contra o pó do chão. Enxotam com um pontapé os pacíficos. Um homem mais o seu pai violentam a mesma rapariga, desonrando o meu santo nome.
8 Quando têm as suas festas religiosas, recostam-se preguiçosamente, deitando-se sobre roupas retidas sob penhor, e no meu próprio templo oferecem sacrifícios de vinho obtido como receita de multas.
9 Mesmo assim, pensem em tudo o que fiz por eles! Limpei a terra dos amorreus, na frente deles - esses amorreus, tão fortes como carvalhos e tão altos como cedros! Mas destrui-lhes o fruto e cortei-lhes por baixo as raízes.
10 E tirei-vos do Egipto, conduzindo-vos através do deserto por quarenta anos, para que viessem a possuir enfim a terra dos amorreus.
11 Escolhi os vossos filhos para se tornarem nazireus e profetas - podem vocês negar isso, israelitas? pergunta-vos o Senhor.
12 Mas forçaram os nazireus a pecarem, obrigando-os a beberem vinho; reduziram a silêncio os profetas, dizendo-lhes: Calem-se!
13 Por isso vos carregarei como se carrega um carro com fardos.
14 Os vossos mais ágeis guerreiros não conseguirão fugir; os mais fortes sucumbirão e aos mais altos de nada lhes servirá o tamanho
15 O atirador de arco falhará o alvo sistematicamente. Os especialistas na corrida serão sempre apanhados, e os melhores cavaleiros desfalecerão, sem possibilidade de escapar.
16 Os mais corajosos dos vossos soldados deixarão cair as armas na fuga, para pouparem as vidas, nesse dia. Isto foi o que o Senhor falou.