1 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra o monte Seir, e profetiza contra ele.
3 E dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra ti, ó monte Seir, e estenderei a minha mão contra ti, e te farei maior desolação.
4 As tuas cidades farei desertas, e tu serás desolado; e saberás que eu sou o Senhor.
5 Porquanto guardaste inimizade perpétua, e espalhaste os filhos de Israel pelo poder da espada no tempo da sua calamidade e no tempo da iniquidade final.
6 Por isso vivo eu, diz o Senhor Deus, que te preparei para sangue, e o sangue te perseguirá; visto que não odiaste o sangue, o sangue te perseguirá.
7 E farei do monte Seir uma extrema desolação, e exterminarei dele o que por ele passar, e o que por ele voltar.
8 E encherei os seus montes dos seus mortos; nos teus outeiros, e nos teus vales, e em todos os teus rios cairão os mortos à espada.
9 Em desolações perpétuas te porei, e as tuas cidades nunca mais serão habitadas; assim sabereis que eu sou o Senhor.
10 Porquanto disseste: As duas nações e as duas terras serão minhas, e as possuiremos, sendo que o Senhor se achava ali.
11 Portanto, vivo eu, diz o Senhor Deus, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me farei conhecer entre eles, quando te julgar.
12 E saberás que eu, o Senhor, ouvi todas as tuas blasfêmias, que proferiste contra os montes de Israel, dizendo: Já estão assolados, a nós nos são entregues por pasto.
13 Assim vos engrandecestes contra mim com a vossa boca, e multiplicastes as vossas palavras contra mim. Eu o ouvi.
14 Assim diz o Senhor Deus: Quando toda a terra se alegrar eu te porei em desolação.
15 Como te alegraste da herança da casa de Israel, porque foi assolada, assim te farei a ti; assolado serás, ó monte Seir, e todo o Edom, sim, todo ele; e saberão que eu sou o Senhor.
1 Recebi nova mensagem da parte do Senhor que dizia:5
2 Homem mortal, volta-te para o monte de Seir e profetiza desta maneira contra o povo:
3 Diz o Senhor Deus: Sou contra vocês e esmagar-vos-ei com o meu punho, destruir-vos-ei totalmente. Porque vocês odeiam o meu povo de Israel; por isso destruirei as vossas povoações e farei delas lugares totalmente assolados, de tal forma que se darão bem conta de que eu sou o Senhor. Vocês exterminaram o meu povo, foram o seu inimigo perpétuo, numa altura em que a calamidade lhes caiu em cima, visto que eu os tinha castigado por causa dos seus pecados. Tão certo como eu viver, diz o Senhor Deus, que vos farei submergir num mar de sangue. É porque chegou a vossa vez! Liquidarei totalmente o povo do monte de Seir; serão abatidos tanto os que fogem dali como os que procurem correr para lá. Os vossos vales ficarão cheios de mortos, não só os vales, mas os montes, os ribeiros, tudo será repleto com os que morrem pela guerra, de tal forma que vocês nunca mais tornarão a viver. Serão abandonados para sempre. As vossas cidades não mais serão reconstruídas. Nessa altura saberão que eu sou o Senhor.
10 Dizem vocês: Tanto Israel como Judá são já meus. Tomarei posse deles. Que nos interessa a nós que Deus lá esteja?
11 Então, tão certo como eu viver, diz o Senhor Deus, que lhes darei a recompensa dos seus actos malvados contra o meu povo. Castigar-te-ei por tudo o que de ignominioso e odioso fizeram. Farei com que o meu nome seja honrado em Israel, por causa daquilo que vos faço a vocês. E dar-se-ão conta de que eu ouvi cada palavra que falaram contra o Senhor, dizendo: O seu povo está desguarnecido; eles são alimento para nós comermos. Dizendo coisas dessas, ao mesmo tempo estavam a vangloriar-se contra o Senhor. E eu ouvi isso tudo!
14 Todo o mundo ficará contente quando virem o que vos fiz. Regozijaram-se com o triste destino de Israel. Agora serei eu que ficarei satisfeito com o vosso! Serão açoitados, ó povo do monte Seir e todos os que vivem em Edom. Depois verão que eu sou o Senhor!