1 Então respondeu Jó ao Senhor, dizendo:

2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

3 Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

4 Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

5 Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.

6 Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

7 Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

8 Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó.

9 Então foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó.

10 E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

11 Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.

12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

13 Também teve sete filhos e três filhas.

14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

16 E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.

17 Então morreu Jó, velho e farto de dias.

1 Então Job respondeu a Deus:

2 Sei bem que podes todas as coisas, e que ninguém se te opõe.

3 Perguntaste quem foi que tão loucamentedesacreditou a tua providência. Fui eu. Falei de coisas que ignorava, de que nada sabia,coisas demasiado maravilhosaspara a minha compreensão.

4 Tu dizes: 'Ouve e falarei! Deixa-me pôr-te umas quantas questões!Vê depois e podes responder!' Mas eu quero dizer-te o seguinte:

5 Antes, ouvi falar a teu respeito,mas agora foi como se te tivesse vistocom os meus próprios olhos;

6 por isso me detesto e me arrependo; ponho-me sobre o pó e a cinza.

7 Depois do Senhor ter falado com Job, disse a Elifaz o temanita: Estou zangado contra ti e contra os teus amigos, porque não foram justos no que disseram a meu respeito, ao contrário do meu servo Job, que falou rectamente.

8 Agora peguem em sete bezerros e sete carneiros, vão ter com o meu servo Job e ofereçam holocaustos por vocês; ele orará a vosso favor, e eu aceitarei essa oração; não vos destruirei, como deveria, por causa do vosso pecado, da vossa falha em dizer coisas rectas como o meu servo Job.

9 Assim Elifaz o temanita, Bildade o suita e Zofar o naamatita fizeram conforme o que o Senhor lhes mandara, e o Senhor aceitou a intercessão de Job a favor deles.

10 Quando Job orou pelos seus amigos, o Senhor restaurou-lhe os bens e a felicidade! Com efeito, o Senhor tornou a dar-lhe a dobrar tudo o que dantes possuía!

11 Então todos os seus irmãos, irmãs e antigos amigos vieram ter com ele para o confortarem e consolarem, e festejaram juntos, na sua casa, o bem-estar recuperado; isso o compensou de todas as suas tristezas e provas pelas quais o Senhor o tinha feito passar. Cada um deles trouxe-lhe um presente em dinheiro e um anel de ouro.

12 Desta forma o Senhor abençoou Job, no fim da sua vida, mais do que no princípio. Porque passou a ter 14.000 ovelhas, 6.000 camelos, 1.000 juntas de bois e 1.000 jumentas.

13 Deus deu-lhe igualmente mais outros sete filhos e três filhas. Estas últimas chamavam-se: Jemima, Quezia e Queren.

15 Em toda a terra não houve raparigas tão encantadoras como estas filhas de Job. Seu pai fê-las herdar em igualdade direitos com os seus irmãos.

16 Job viveu, depois disto tudo, mais 140 anos; o suficiente para poder ver os netos e ainda os bisnetos.

17 Por fim faleceu, muito velho, tendo vivido, desta forma, uma vida longa e boa.