1 E outra vez levantei os meus olhos, e vi, e eis que quatro carros saiam dentre dois montes, e estes montes eram montes de bronze.
2 No primeiro carro eram cavalos vermelhos, e no segundo carro, cavalos pretos,
3 E no terceiro carro, cavalos brancos, e no quarto carro, cavalos malhados, todos eram fortes.
4 E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Que é isto, senhor meu?
5 E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
6 O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles, e os malhados saem para a terra do sul.
7 E os cavalos fortes saíam, e procuravam ir por diante, para percorrerem a terra. E ele disse: Ide, percorrei a terra. E percorreram a terra.
8 E chamou-me, e falou-me, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do norte.
9 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
10 Toma dos que foram levados cativos, a saber, de Heldai, de Tobias e de Jedaías, os quais vieram de Babilônia, e vem tu no mesmo dia, e entra na casa de Josias, filho de Sofonias.
11 Toma, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça do sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque.
12 E fala-lhe, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Eis aqui o homem cujo nome é renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do Senhor.
13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.
14 E estas coroas serão para Helém, e para Tobias, e para Jedaías, e para Hem, filho de Sofonias, como um memorial no templo do Senhor.
15 E aqueles que estão longe virão, e edificarão no templo do Senhor, e vós sabereis que o Senhor dos Exércitos me tem enviado a vós; e isto sucederá assim, se diligentemente ouvirdes a voz do Senhor vosso Deus.
1 Ergui novamente os olhos e vi quatro carros que saíam de entre aquilo que parecia serem duas montanhas feitas de bronze. O primeiro era puxado por cavalos vermelhos, o segundo por cavalos pretos, o terceiro por brancos e o quarto por cinzentos malhados
4 E estes, que simbolizam, senhor?, perguntei ao anjo que estava a falar comigo.
5 São quatro espíritos celestes que estão perante o Senhor de toda a Terra. Estão a sair para fazer a sua obra
6 O carro puxado pelos cavalos pretos irá para o norte; o que é puxado pelos cavalos brancos seguirá atrás dele; o dos cavalos malhados cinzentos dirigir-se-á para o sul.
7 Os cavalos vermelhos estavam impacientes por partir, prontos para patrulharem a Terra, duma ponta à outra; por isso o Senhor disse: Vão. Comecem a percorrer a Terra. E logo se foram embora.
8 O Senhor chamou-me e disse: Os que partiram para o norte executaram o meu julgamento e apaziguaram a minha ira.
9 Numa outra mensagem disse o Senhor:
10 Heldai, Tobias e Jedaías hão-de trazer presentes de prata e de ouro da parte dos judeus exilados em Babilónia. No próprio dia em que chegarem, vai ao encontro deles na casa de Josias (filho de Sofonias), onde ficarão instalados.ÿ
11 Aceita-lhes os presentes e faz deles uma coroa de prata e de ouro. Coloca seguidamente essa coroa na cabeça de Josué (filho de Jeozadaque), sumo sacerdote. Diz-lhe que o Senhor dos exércitos celestiais lhe faz saber o seguinte: Tu representas o homem que há-de vir, cujo nome é Rebento - brotará deste lugar e edificará o templo do Senhor. Pertence-lhe o título real. Governará como rei e como sacerdote, numa perfeita harmonia entre as duas funções!
14 Depois põe a coroa no interior do templo do Senhor, para honrar os que lha deram - Heldai, Tobias, Jedaías e Josias também.
15 Esses três que vieram assim de tão longe são percursores de muitos outros que um dia chegarão, vindos de terras longínquas, para reconstruir a casa do Senhor. Quando isto acontecer saberão que estas mensagens vêem de Deus, o Senhor dos exércitos celestiais. Mas nada disto acontecerá sem que vocês obedeçam cuidadosamente às palavras do Senhor vosso Deus.