Os turnos e funções dos levitas

1 Sendo, pois, Davi já velho e farto de dias, constituiu a seu filho Salomão rei sobre Israel.

2 Ajuntou todos os príncipes de Israel, como também os sacerdotes e levitas. 3 Foram contados os levitas de trinta anos para cima; seu número, contados um por um, foi de trinta e oito mil homens. 4 Destes, havia vinte e quatro mil para superintenderem a obra da Casa do Senhor, seis mil oficiais e juízes, 5 quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos que Davi fez para esse mister. 6 Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.

7 Filhos de Gérson: Ladã e Simei. 8 Filhos de Ladã: Jeiel, o chefe, Zetã e Joel, três. 9 Filhos de Simei: Selomite, Haziel e Harã, três; estes foram os chefes das famílias de Ladã. 10 Filhos de Simei: Jaate, Ziza, Jeús e Berias; estes foram os filhos de Simei, quatro. 11 Jaate era o chefe, Ziza, o segundo; mas Jeús e Berias não tiveram muitos filhos; pelo que estes dois foram contados por uma só família.

12 Filhos de Coate: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel, quatro. 13 Filhos de Anrão: Arão e Moisés; Arão foi separado para servir no Santo dos Santos, ele e seus filhos, perpetuamente, e para queimar incenso diante do Senhor, para o servir e para dar a bênção em seu nome, eternamente. 14 Quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. 15 Os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. 16 Filho de Gérson: Sebuel, o chefe. 17 Filho de Eliézer: Reabias, o chefe; e não teve outros; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente. 18 Filhos de Isar: Selomite, o chefe. 19 Filhos de Hebrom: Jerias, o chefe, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, e Jecameão, o quarto. 20 Filhos de Uziel: Mica, o chefe, e Issias, o segundo.

21 Filhos de Merari: Mali e Musi; filhos de Mali: Eleazar e Quis. 22 Morreu Eleazar e não teve filhos, porém filhas; e os filhos de Quis, seus irmãos, as desposaram. 23 Os filhos de Musi: Mali, Éder e Jerimote, três.

24 São estes os filhos de Levi, segundo as suas famílias e chefes delas, segundo foram contados nominalmente, um por um, encarregados do ministério da Casa do Senhor, de vinte anos para cima. 25 Porque disse Davi: O Senhor, Deus de Israel, deu paz ao seu povo e habitará em Jerusalém para sempre. 26 Assim, os levitas já não precisarão levar o tabernáculo e nenhum dos utensílios para o seu ministério. 27 Porque, segundo as últimas palavras de Davi, foram contados os filhos de Levi de vinte anos para cima. 28 O cargo deles era assistir os filhos de Arão no ministério da Casa do Senhor, nos átrios e nas câmaras, na purificação de todas as coisas sagradas e na obra do ministério da Casa de Deus, 29 a saber, os pães da proposição, a flor de farinha para a oferta de manjares, os coscorões asmos, as assadeiras, o tostado e toda sorte de peso e medida. 30 Deviam estar presentes todas as manhãs para renderem graças ao Senhor e o louvarem; e da mesma sorte, à tarde; 31 e para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festas fixas, perante o Senhor, segundo o número determinado; 32 e para que tivessem a seu cargo a tenda da congregação e o santuário e atendessem aos filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da Casa do Senhor.

1 Quando David se sentiu já muito velho e cansado, abdicou do trono a favor do seu filho Salomão. Convocou todos os líderes políticos e religiosos de Israel para a cerimónia de coroação.

3 Por essa altura foi feito um recenseamento dos homens da tribo de Levi com idade de trinta anos ou mais; achou-se o total de 38.000.

4 Vinte e quatro mil de entre eles deverão supervisar os trabalhos de construção do templo, ordenou David; seis mil serão capatazes e fiscais; quatro mil, guardas de estaleiros; e mais quatro mil louvarão o Senhor com os instrumentos de música que eu mandei fazer.

6 David dividiu-os em três grupos, conforme os filhos de Levi: Gerson, Coate e Merari.

7 Gerson repartiu-se também em sub-divisões segundo os seus filhos: Ladã e Simei.

8 Estas sub-divisões foram ainda organizadas em sub-grupos, conforme os filhos de Ladã: Jeiel, o chefe, Zetam e Joel; os filhos de Simei - Selomote, Haziel, e Harã.

10 Os sub-clãs de Simei tinham o nome dos seus quatro filhos: Jaate era o maior, Ziza vinha a seguir, e Jeús, com Berias, estavam juntos num só sub-clã, porque nem um nem outro tiveram muitos filhos.

12 A divisão de Coate estava subdividida em quatro grupos, de acordo com os seus filhos: Amrão, Izar, Hebrom e Uziel.

13 Amrão foi pai de Arão e de Moisés. Arão e os seus filhos tinham sido separados para o serviço sagrado de apresentar os sacrifícios que o povo oferecia ao Senhor; foi assim que ele serviu o Senhor constantemente e pronunciou bênçãos em seu nome frequentemente.

14 Os dois filhos de Moisés, o homem de Deus, Gerson e Eliezer ficaram incluídos na tribo de Levi.

16 Os filhos de Gerson ficaram a ser chefiados por Sebuel; e Reabias, o único filho de Eliezer, tornou-se o líder do seu clã, pois teve muitos filhos.

18 Os filhos de Izar eram chefiados por Selomite.

19 Os filhos de Hebrom eram chefiados por Jerias. Amarias era o segundo em responsabilidade, Jaaziel era o terceiro e Jecameão o quarto.

20 Os filhos de Uziel eram conduzidos por Mica, e Issias era o segundo.

21 Os filhos de Merari foram Mali e Musi. Os filhos de Mali foram Eleazar e Cis.

22 Eleazer morreu sem filhos, e as suas filhas casaram com os primos, os filhos de Cis.

23 Os filhos de Musi foram Mali, Eder e Jeremote.

24 No recenseamento, todos os homens de Levi de vinte anos para cima eram classificados sob o nome destes clãs; foram todos nomeados para o serviço no templo.

25 Porque David dissera: O Senhor Deus de Israel deu-nos paz, e por isso estará sempre em Jersualém. Portanto os levitas não necessitam mais de transportar o tabernáculo e os seus instrumentos de lugar em lugar.

27 (Este recenseamento da tribo de Levi foi uma das últimas coisas que David fez antes de morrer.)

28 O trabalho dos levitas era o de dar assistência aos sacerdotes - os descendentes de Arão - nos sacrifícios do templo; faziam também o serviço de limpeza e participavam nas cerimónias de purificação. Tinham a responsabilidade de fornecer sempre o pão da presença, a farinha para as ofertas de cereais, e para as bolachas feitas sem fermento (tanto fritas como apenas amassadas com azeite); também verificavam os pesos e medidas de tudo. Em cada manhã e tarde punham-se diante do Senhor para lhe cantar graças e louvores. Participavam nos sacrifícios especiais de holocaustos, nos sacrifícios do sábado, nas celebrações da lua nova e em todas as festividades. Havia sempre o número de levitas necessário para determinada ocasião. Responsabilizavam-se assim pelo tabernáculo e pelo templo e davam assistência aos sacerdotes em tudo o que fosse necessário.