1 Os moradores de Jerusalém, em lugar de Jeorão, fizeram rei a Acazias, seu filho mais moço; porque a tropa, que viera com os arábios ao arraial, tinha matado todos os mais velhos. Assim, reinou Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. 2 Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém. 3 Sua mãe, filha de Onri, chamava-se Atalia. Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe; porque sua mãe era quem o aconselhava a proceder iniquamente. 4 Fez o que era mau perante o Senhor, como os da casa de Acabe; porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição. 5 Também andou nos conselhos deles e foi com Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, a Ramote-Gileade, à peleja contra Hazael, rei da Síria; e os siros feriram Jorão. 6 Então, voltou para Jezreel, para curar-se das feridas que lhe fizeram em Ramá, quando pelejou contra Hazael, rei da Síria; e desceu Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, para ver a Jorão, filho de Acabe, em Jezreel, porquanto estava doente.
7 Foi da vontade de Deus que Acazias, para a sua ruína, fosse visitar a Jorão; porque, vindo ele, saiu com Jorão para encontrar-se com Jeú, filho de Ninsi, a quem o Senhor tinha ungido para desarraigar a casa de Acabe. 8 Ao executar Jeú juízo contra a casa de Acabe, achou os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, que o serviam, e os matou. 9 Depois, mandou procurar a Acazias, e, achando-o em Samaria, onde se havia escondido, o trouxeram a Jeú e o mataram; seus próprios servos o sepultaram, porque diziam: É filho de Josafá, que buscou ao Senhor de todo o coração. E ninguém houve na casa de Acazias que pudesse reinar.
10 Vendo Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá. 11 Mas Jeosabeate, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs e à sua ama numa câmara interior; assim, Jeosabeate, a filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada e irmã de Acazias, o escondeu de Atalia, e não foi morto. 12 Joás esteve com eles seis anos na Casa de Deus, e Atalia reinou no país.
1 A população de Jerusalém pôs Acazias no trono, que era o filho mais novo do rei antecedente; porque os bandos de pilhagem dos árabes tinham morto todos os outros filhos.
2 Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar. Reinou durante um ano em Jerusalém. O nome da sua mãe era Atalia, neta de Omri.
3 Também ele se comportou perversamente, nos moldes da vida de Acabe, a conselho mesmo da própria mãe.
4 Essa influência maléfica da vida de Acabe sobre ele deve-se em grande parte também ao facto de os membros da família de Acabe se terem tornado seus conselheiros, depois da morte do pai; e foi assim que o conduziram à ruína.
5 Seguindo os maus conselhos deles, Acazias fez aliança com o rei Jorão de Israel, o filho de Acabe, e que estava em guerra contra Hazael, rei da Síria. Acazias levou o seu exército a juntar-se com Jorão, na batalha de Ramote-Gileade. O rei Jorão de Israel ficou ferido, e regressou a Jezreel para se restabelecer. Acazias foi visitá-lo, mas isto revelou-se ter sido um erro fatal, pois Deus tinha decidido castigar Acazias pela sua aliança com Jorão. Durante essa visita, Acazias foi com Jorão desafiar Jeú (filho de Ninsi), a quem o Senhor tinha indicado para pôr fim à dinastia de Acabe.
8 Enquanto Jeú estava perseguindo e matando os membros e amigos da família de Acabe, encontrou os sobrinhos de Acazias, príncipes de Judá, e matou-os.
9 Tendo-se posto, ele e os seus homens, à procura de Acazias, acharam-no escondido na cidade de Samaria. Foi trazido a Jeú, que o matou.
10 Apesar de tudo, fizeram-lhe um enterro real, porque sempre se tratava de um neto do rei Jeosafá -o homem que ferverosamente serviu o Senhor. Nenhum dos seus filhos, comm excepção de Joás, lhe sobreviveu; porque a avó deles, Atalia, os matou ao ouvir as notícias da morte do seu filho Acazias.
11 Joás foi salvo pela sua tia Jeosabeate, irmã do rei Acazias, que o escondeu num armazém do templo; era filha do rei Jeroão e mulher do sacerdote Jeoiada. Joás ficou ali escondido no templo durante seis anos; ocupavam-se dele a ama e os tios. Entretanto Atalia governava como rainha regente.