1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: 2 Assim fala o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada. 3 Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 4 Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? 5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. 6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado.
7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. 8 Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o Senhor. 9 Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? — diz o Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. 10 Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. 11 Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.
12 Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o Senhor, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do Senhor. 13 Então, Ageu, o enviado do Senhor, falou ao povo, segundo a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor. 14 O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus, 15 ao vigésimo quarto dia do sexto mês.
1 No segundo ano do reinado de Dario I, no dia de Agosto , a palavra do Senhor veio através do profeta Ageu a Zorobabel (filho de Sealtiel), governador de Judá, e também a Josué (filho de Jeozadaque), sumo sacerdote .
2 O Senhor todo-poderoso diz: O povo está a dizer: Esta não é a melhor altura para reconstruir o templo.
3 Por isso o Senhor mandou esta mensagem através do profeta Ageu:
4 Será no entanto esta a melhor altura para vocês se porem a viver como vivem, em vivendas luxuosas, deixando o templo continuar em ruínas? E afinal que ganham com isso?
5 Reflictam cuidadosamente no vosso comportamento: O que acontece é afinal que semeiam muito para colher pouco. Comem, mas não se fartam; bebem, mas não se saciam. A roupa que vestem não chega para vos aquecer. O vosso salário desaparece como se fosse metido em bolsos sem fundo!
7 Pensem bem na vossa conduta, diz o Senhor dos exércitos celestiais. Pensem em como agiram e o que resultou disso!
8 Subam às montanhas e tragam madeira para reconstruir o templo, e agradar-me-ei dele, fazendo nele aparecer a minha glória - diz o Senhor.
9 Esperam obter muito mas alcançam muito pouco; e mesmo esse pouco, quando o trazem para casa, eu faço desaparecer pelo meu sopro. Tudo isso porquê? Porque o meu templo permanece em ruínas e vocês não lhe ligam. A vossa única preocupação são as vossas belas vivendas.
10 Por isso reterei as chuvas dos céus, e a terra vos dará pobres frutos
11 Com efeito, fiz vir a seca sobre a terra, e até sobre as montanhas, uma seca que fará mirrar o trigo, as uvas, o azeite - tudo o que a terra produz - uma seca que vos matará à fome, vocês e os animais, que arruinará tudo o que vocês tanto se esforçaram para obter.
12 Então Zorobabel (filho de Sealtiel), governador de Judá, mais Josué (filho de Jeozadaque), sumo sacerdote, e ainda o resto do povo que ficou na terra obedeceu à mensagem de Ageu, vinda da parte do Senhor seu Deus; e começaram a adorá-lo zelosamente.
13 O Senhor disse-lhes pois, através de nova comunicação por meio do seu mensageiro Ageu - Estou convosco, abençoar-vos-ei
14 O Senhor suscitou em Zorobabel, governador de Judá, em Josué, sumo sacerdote, e no resto de todo o povo o forte desejo de reconstruir o templo. Dessa forma reuniram-se no dia 21 de Setembro do segundo ano de reinado de Dario, e ofereceram voluntariamente o seu trabalho.