1 Não sacrificarás ao Senhor, teu Deus, novilho ou ovelha em que haja imperfeição ou algum defeito grave; pois é abominação ao Senhor, teu Deus. 2 Quando no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o Senhor, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que proceda mal aos olhos do Senhor, teu Deus, transgredindo a sua aliança, 3 que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei; 4 e te seja denunciado, e o ouvires; então, indagarás bem; e eis que, sendo verdade e certo que se fez tal abominação em Israel, 5 então, levarás o homem ou a mulher que fez este malefício às tuas portas e os apedrejarás, até que morram. 6 Por depoimento de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por depoimento de uma só testemunha, não morrerá. 7 A mão das testemunhas será a primeira contra ele, para matá-lo; e, depois, a mão de todo o povo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.
8 Quando alguma coisa te for difícil demais em juízo, entre caso e caso de homicídio, e de demanda e demanda, e de violência e violência, e outras questões de litígio, então, te levantarás e subirás ao lugar que o Senhor, teu Deus, escolher. 9 Virás aos levitas sacerdotes e ao juiz que houver naqueles dias; inquirirás, e te anunciarão a sentença do juízo. 10 E farás segundo o mandado da palavra que te anunciarem do lugar que o Senhor escolher; e terás cuidado de fazer consoante tudo o que te ensinarem. 11 Segundo o mandado da lei que te ensinarem e de acordo com o juízo que te disserem, farás; da sentença que te anunciarem não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda. 12 O homem, pois, que se houver soberbamente, não dando ouvidos ao sacerdote, que está ali para servir ao Senhor, teu Deus, nem ao juiz, esse morrerá; e eliminarás o mal de Israel, 13 para que todo o povo o ouça, tema e jamais se ensoberbeça.
14 Quando entrares na terra que te dá o Senhor, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham em redor de mim, 15 estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o Senhor, teu Deus, escolher; homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti, e sim um dentre eles. 16 Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho. 17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.
18 Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. 19 E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir. 20 Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.
1 Jamais sacrifiquem ao Senhor vosso Deus um boi ou um cordeiro defeituoso. Dons desses não o honram de maneira nenhuma.
2 Se alguém, seja homem seja mulher, violar o vosso pacto com Deus, adorando outros deuses tais como o Sol, a lua ou as estrelas - coisa que eu estritamente vos proibi - primeiro verifiquem cuidadosamente se isso é verdade, se isso está realmente a acontecer; depois o indivíduo responsável por tal acto deverá ser trazido para fora da cidade e apedrejado até morrer. Contudo, nunca condenem ninguém à morte apenas na base do testemunho de uma só pessoa; terão de haver duas ou três testemunhas. As testemunhas serão as primeiras a lançar as pedras, e o povo depois juntar-se-á a eles. Desta forma tirarão o mal do vosso meio.
8 Se aparecer algum caso demasiado difícil sobre o qual tiveram de tomar uma decisão - por exemplo, saber se alguém é ou não culpado de assassínio quando não há disso provas suficientes evidentes, ou se os direitos de alguém foram realmente violados - levarão esse assunto até ao santuário do Senhor vosso Deus, aos sacerdotes e aos levitas, e o juiz supremo em exercício nessa altura tomará uma decisão. Aliás a sua sentença será sem apelo e deverá ser seguida à letra. Quer dizer que o que ele sentenciar terá de ser cumprido à risca e completamente. Se o acusado se negar a aceitar a decisão do sacerdote ou do juiz nomeado por Deus para fazer justiça, então o castigo será a morte. Tais pecadores deverão ser expurgados de Israel! E se assim for, toda a gente ouvirá sobre o que aconteceu a esse indivíduo que recusou o veredicto de Deus, e as pessoas terão medo de desafiar o juízo do tribunal numa próxima vez.
14 Quando chegarem à terra que o Senhor vosso Deus vos deu, depois de a terem conquistado, e quando começarem a pensar, 'Devíamos ter um rei como as outras nações à nossa volta!' - terão de estar certos de ter seleccionado como rei realmente aquele homem que o Senhor vosso Deus escolher. Deverá ser um israelita, nunca um estrangeiro.
16 Vejam bem que não venha a cair no luxo e ambição pessoal, acumulando cavalos para sí próprio em grandes cavalariças, e que não mande enviados seus ao Egipto para lhe trazer cavalos de lá, porque o Senhor vos disse para nunca mais voltarem para o Egipto.
17 Não deverá ter muitas mulheres para que não venha a desviar-se do Senhor. Não se tornará excessivamente rico.
18 E quando tiver sido coroado rei e estabelecido no seu trono terá de escrever num livro uma cópia destas leis que os levitas-sacerdotes guardam. Esse livro será o seu constante companheiro. Deverá lê-lo todos os dias da sua vida para assim aprender a respeitar o Senhor seu Deus, pela obediência aos seus mandamentos. Esta leitura regular da palavra de Deus preservá-lo-á de pensar que é melhor que os seus irmãos, seus concidadãos, e também de se desviar deste caminho de Deus, nem sequer nos mínimos detalhes, garantindo-lhe ao mesmo tempo um reino longo e próspero. E os seus descendentes suceder-lhe-ão no trono.