A arca

1 Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio era o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e, de um côvado e meio, a altura. 2 De ouro puro a cobriu; por dentro e por fora a cobriu e fez uma bordadura de ouro ao redor. 3 Fundiu para ela quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado. 4 Fez também varais de madeira de acácia e os cobriu de ouro; 5 meteu os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca.

O propiciatório

6 Fez também o propiciatório de ouro puro; de dois côvados e meio era o seu comprimento, e a largura, de um côvado e meio. 7 Fez também dois querubins de ouro; de ouro batido os fez, nas duas extremidades do propiciatório. 8 Um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele. 9 Os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estavam eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.

A mesa

10 Fez também a mesa de madeira de acácia; tinha o comprimento de dois côvados, a largura, de um côvado, e a altura, de um côvado e meio. 11 De ouro puro a cobriu e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor. 12 Também lhe fez moldura ao redor, na largura de quatro dedos, e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor da moldura. 13 Também lhe fundiu quatro argolas de ouro e pôs as argolas nos quatro cantos que estavam nos seus quatro pés. 14 Perto da moldura estavam as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa. 15 Fez os varais de madeira de acácia e os cobriu de ouro, para se levar a mesa. 16 Também fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa: os seus pratos, e os seus recipientes para incenso, e as suas galhetas, e as suas taças em que se haviam de oferecer libações.

O candelabro

17 Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido o fez; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça. 18 Seis hásteas saíam dos seus lados; três de um lado e três do outro. 19 Numa hástea havia três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim eram as seis hásteas que saíam do candelabro. 20 Mas no candelabro mesmo havia quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. 21 Havia uma maçaneta sob duas hásteas que saíam dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que saíam dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saíam dele; assim se fez com as seis hásteas que saíam do candelabro. 22 As suas maçanetas e as suas hásteas eram do mesmo; tudo era de uma só peça, obra batida de ouro puro. 23 Também lhe fez sete lâmpadas; as suas espevitadeiras e os seus apagadores eram de ouro puro. 24 De um talento de ouro puro se fez o candelabro com todos os seus utensílios.

O altar do incenso

25 Fez de madeira de acácia o altar do incenso; tinha um côvado de comprimento, e um de largura (era quadrado), e dois de altura; os chifres formavam uma só peça com ele. 26 De ouro puro o cobriu, a parte superior, as paredes ao redor e os chifres; e lhe fez uma bordadura de ouro ao redor. 27 Também lhe fez duas argolas de ouro debaixo da bordadura, de ambos os lados as fez; nelas, se meteram os varais para se levar o altar; 28 de madeira de acácia fez os varais e os cobriu de ouro.

O óleo sagrado e o incenso santo

29 Fez também o óleo santo da unção e o incenso aromático, puro, de obra de perfumista.

1 A seguir Bezalel fez a arca. Foi construída em madeira de acácia, com um metro e 25 centímetros de comprimento, 75 centímetros de largura e 75 centímetros de altura.

2 Foi toda revestida de ouro puro tanto no interior como por fora, e ficou com uma espécie de coroa de ouro em toda a volta.

3 Prenderam-se-lhe quatro argolas de ouro aos seus cantos, dando duas para cada lado.

4 Depois fez varas de madeira de acácia e revestiu-as de ouro, e pôs estas argolas nos lados da arca a fim de poder transportá-la.

6 Fez uma tampa de ouro puro chamada lugar do misericórdia; tinha 125 centímetros de comprimento, por 75 de largura. Fez dois querubins de ouro batido e colocou-os nas extremidades da tampa de ouro. Estes anjos foram moldados de forma a fazerem uma só peça conjuntamente com a tampa. Os querubins estavam voltados um para o outro, com as asas abertas, cobrindo o lugar de misericórdia e olhando para este.

10 Seguidamente fez a mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura. Foi revestida de ouro puro, com uma coroa de ouro à volta do seu tampo. Também construiu uma moldura de 10 centímetros de altura à volta da mesa, com uma coroa de ouro em redor da própria moldura. Depois fundiu quatro argolas de ouro e colocou-as nas quatro pernas da mesa, perto da moldura, para poder enfiar nelas as varas de transporte. Após isso, empregando ouro puro, fez as bacias, as tijelas, os pratos e as colheres que deviam estar sobre a mesa.

17 Então foi a vez do castiçal, empregando novamente ouro puro batido. A sua base, o pé, os ramos e a decoração de maçãs e flores de amendoeira, tudo foi feito de uma só peça. O castiçal ficou com seis hastes, três para cada lado. Cada uma das hastes foi decorada com idênticas flores gravadas. Igualmente o pé, no meio do castiçal, foi decorado com flores de amendoeira, uma flor sob a saída de cada um dos três pares de hastes laterais e uma outra na extremidade; ao todo quatro flores na haste central. Tanto a decoração como os ramos foram feitos de uma só peça, de ouro batido. Depois fez as sete lâmpadas nas extremidades das hastes, assim como os espevitadores e os apagadores. O castiçal pesava 34 quilos; e todo ele era de ouro puro.

25 O altar do incenso foi feito de madeira de acácia. Era quadrado, com 50 centímetros de lado e um metro de altura, e com os seus chifres de cada canto feitos de uma só peça com o próprio altar. Revestiu-o de ouro puro e pôs-lhe uma moldura em ouro toda em volta da parte de cima. Foram colocadas duas argolas de cada lado, abaixo da moldura, para nelas enfiar as varas a fim de carregar o altar. Também estas varas eram de madeira de acácia, revestidas de ouro.

29 Fez então o óleo sagrado para ungir os sacerdotes, com especiarias aromáticas; e o incenso puro, usando também as técnicas dos mais hábeis perfumistas.