As ofertas de manjares

1 Quando alguma pessoa fizer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e, sobre ela, porá incenso. 2 Levá-la-á aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha e do seu azeite com todo o seu incenso e os queimará como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. 3 O que ficar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao Senhor.

4 Quando trouxeres oferta de manjares, cozida no forno, será de bolos asmos de flor de farinha amassados com azeite e obreias asmas untadas com azeite. 5 Se a tua oferta for de manjares cozida na assadeira, será de flor de farinha sem fermento amassada com azeite. 6 Em pedaços a partirás e, sobre ela, deitarás azeite; é oferta de manjares. 7 Se a tua oferta for de manjares de frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite. 8 E a oferta de manjares, que daquilo se fará, trarás ao Senhor; será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar. 9 Da oferta de manjares tomará o sacerdote a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. 10 O que ficar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao Senhor.

11 Nenhuma oferta de manjares, que fizerdes ao Senhor, se fará com fermento; porque de nenhum fermento e de mel nenhum queimareis por oferta ao Senhor. 12 Deles, trareis ao Senhor por oferta das primícias; todavia, não se porão sobre o altar como aroma agradável. 13 Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal.

14 Se trouxeres ao Senhor oferta de manjares das primícias, farás a oferta de manjares das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes. 15 Deitarás azeite sobre ela e, por cima, lhe porás incenso; é oferta de manjares. 16 Assim, o sacerdote queimará a porção memorial dos grãos de espigas esmagados e do azeite, com todo o incenso; é oferta queimada ao Senhor.

1 Se o vosso sacrifício for uma oferta de cereais, será de farinha fina misturada com azeite e incenso. Tomará um punhado de farinha, deitando-lhe azeite e juntando todo o incenso, trazendo-o a um dos sacerdotes para que o queime, em representação de toda a oferta, e o Senhor se agradará disso.

3 O resto da farinha deverá ser dado a Arão e aos seus filhos como alimento; mas toda ela deverá ser considerada uma santa oferta queimada ao Senhor.

4 Se for antes pão cozido no forno, aquilo que vier a ser trazido como oferta ao Senhor, deverá ser feito de farinha finamente moída, amassada com azeite, mas sem fermento. Bolachas, sem fermento, mas untadas com azeite podem também servir para oferta. Se o vosso sacrifício for uma oferta de cereais feita na frigideira, será de farinha moída muito fino, sem fermento e amassada com azeite. Parte-se isso em pedaços, deita-se-lhe azeite em cima - será assim igualmente uma oferta de cereais. Se a oferta for cozida numa panela, deverá também ser de fina farinha com azeite.

8 Contudo, seja como ela for - ou cozida no forno, ou frita na frigideira, ou cozida na panela - essa oferta de cereais deverá ser trazida ao sacerdote que a levará ao altar para a apresentar ao Senhor.

9 Os sacerdotes deverão queimar apenas uma porção representativa mas toda ela será plenamente apreciada pelo Senhor. O resto pertence aos sacerdotes para seu alimento, mas o todo é considerado como uma santa oferta queimada ao Senhor.

11 Não empreguem fermento nas vossas ofertas de farinha; porque nem fermento, nem tão pouco mel, é permitido nas ofertas queimadas ao Senhor. Poderão oferecer pão e mel como oferta de gratidão por ocasião das colheitas, mas não como ofertas queimadas.

13 Toda a oferta será temperada com sal , porque o sal é uma lembrança do pacto com Deus.

14 Se a vossa oferta for dos primeiros frutos das vossas colheitas, debulha o grão das espigas verdes, tosta-os e oferece isso então ao Senhor. Põe azeite e incenso na oferta porque é uma oferta de cereais. Então o sacerdote queimará uma parte desse grão debulhado, misturado com azeite e todo o incenso, como memorial perante o Senhor.