1 平静相安地吃一块干饼, 胜过筵席满屋, 吵闹相争。
2 明慧的仆人, 必管辖主人贻羞的儿子; 又可以在众儿子中同分产业。
3 用锅炼银, 用炉炼金; 唯有耶和华锻炼人心。
4 作恶的人留心听邪恶的话; 说谎的人侧耳听攻击人的话。
5 嘲笑穷人的就是辱骂造他的主; 幸灾乐祸的必难免受惩罚。
6 儿孙是老人的冠冕, 父亲是儿女的荣耀。
7 愚顽人说佳美的话是不相称的, 何况尊贵的人说虚谎的话呢!
8 在馈送的人看来, 贿赂有如灵符("灵符"原文作"恩惠宝石"); 无论他到哪里, 都必顺利。
9 遮掩别人过犯的, 得到人的喜爱; 屡次提起别人过错的, 离间亲密的朋友。
10 对聪明人说一句责备的话, 胜过责打愚昧人一百下。
11 悖逆的人只求恶事, 必有残忍的使者奉派去对付他。
12 宁愿遇见失掉幼子的母熊, 也不愿遇见正在行愚妄事的愚昧人。
13 以恶报善的, 灾祸必不离开他的家。
14 纷争的开始, 如同决堤的水; 所以在争执发生以前, 就要制止。
15 宣判恶人为义, 裁定义人有罪, 二者都是耶和华所厌恶的。
16 愚昧人既是无知, 为什么手里拿着价银要买智慧呢?
17 朋友常显爱心, 兄弟为患难而生。
18 为邻舍击掌作保证人的, 是无知的人。
19 喜爱争竞的就是喜爱过犯; 把家门建高的自取灭亡。
20 心存欺诈的得不着益处; 舌头搬弄是非的必陷在祸患中。
21 生下愚昧的儿子, 使父亲忧愁; 愚顽人的父亲毫无喜乐。
22 心里喜乐就是良药; 心灵忧郁使骨头枯干。
23 恶人暗中("暗中"原文作"从怀里")接受贿赂, 为要歪曲公正。
24 聪明人面前有智慧, 愚昧人却眼望地极。
25 愚昧的儿子使父亲愁烦, 使母亲痛苦。
26 惩罚义人, 已是不当; 击打正直的官长, 更是不妥。
27 有知识的约束自己的言语; 聪明人心平气和。
28 愚妄人默不作声, 也算是智慧; 闭口不言, 也算是聪明。
1 É melhor um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.
2 O servo prudente dominará sobre o filho que faz envergonhar; e repartirá a herança entre os irmãos.
3 O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações.
4 O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna.
5 O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da calamidade não ficará impune.
6 A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.
7 Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso.
8 O presente é, aos olhos dos que o recebem, como pedra preciosa; para onde quer que se volte servirá de proveito.
9 Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.
10 A repreensão penetra mais profundamente no prudente do que cem açoites no tolo.
11 Na verdade o rebelde não busca senão o mal; afinal, um mensageiro cruel será enviado contra ele.
12 Encontre-se o homem com a ursa roubada dos filhos, mas não com o louco na sua estultícia.
13 Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.
14 Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão.
15 O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao Senhor.
16 De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?
17 Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
18 O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador na presença do seu amigo.
19 O que ama a transgressão ama a contenda; o que exalta a sua porta busca a ruína.
20 O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal.
21 O que gera um tolo para a sua tristeza o faz; e o pai do insensato não tem alegria.
22 O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.
23 O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça.
24 No rosto do entendido se vê a sabedoria, mas os olhos do tolo vagam pelas extremidades da terra.
25 O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz.
26 Também não é bom punir o justo, nem tampouco ferir aos príncipes por equidade.
27 O que possui o conhecimento guarda as suas palavras, e o homem de entendimento é de precioso espírito.
28 Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.