Devocional de Hoje

Ter
Terça
08
Abr

Revestir-se de Cristo Jesus

14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Nosso corpo físico é a morada de uma nova criatura, formada quando fomos salvos por Cristo Jesus. Enquanto estivermos neste mundo, ele continuará sendo o meio pelo qual servimos a Deus e ministramos o Evangelho da Salvação eterna (2 Coríntios 5:9). Precisamos do nosso corpo para interagir com as pessoas e viver de maneira digna do Senhor (Filipenses 1:27). O próprio Cristo, quando veio ao mundo, assumiu um corpo de carne e osso, sem, contudo, carregar o pecado que corrompe nossa natureza caída (Hebreus 4:15).

Muitos acreditam que a carne é nossa inimiga, pois precisamos lutar contra seus impulsos e instintos, buscando mortificá-la e mantê-la sob o domínio do nosso homem interior. No entanto, a carne não nos odeia, nem deseja nosso mal. Pelo contrário, cuidamos dela com zelo, mantendo-a saudável e nutrida, pois quanto mais tempo vivermos, mais oportunidades teremos para comunicar Cristo ao mundo (Mateus 28:19,20).

Todavia, é essencial lembrar que nossa carne ainda não foi transformada. Ainda não somos o que haveremos de ser (1 João 3:2); por isso, precisamos mantê-la sob domínio, como um cão de guarda que deve estar preso à coleira para não causar dano a nós ou a outros. A carne possui instintos que geram impulsos fortíssimos e, devido à queda, esses impulsos se tornaram concupiscências, isto é, desejos quase incontroláveis (1 João 2:16).

A única maneira de manter a carne sob controle é nos revestirmos de Cristo Jesus. Assim como uma armadura impenetrável protege um guerreiro, estar revestido de Cristo impede que a pecaminosidade nos domine.

Revista-se de Cristo Jesus! Vença a si mesmo!

Deus lhe abençoe!

"Não precisamos matar a carne para viver no Espírito; basta que ela seja mortificada, e a venceremos por meio do Espírito Santo, sendo santos nele." – Aureliano Jr.

ORE: Pai, ajuda-nos a mortificar a nossa carne, para que vivamos de maneira digna da tua santidade. Queremos comunicar Cristo ao mundo por meio de uma vida de santidade e pureza. Amém.

Prévia de Amanhã

Qua
Quarta
09
Abr

Tolerar para ser tolerado

A fé cristã exige zelo pela santidade, mas sem intolerância. Amar e respeitar o próximo é essencial, mesmo com diferenças teológicas.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Seg
Segunda
07
Abr

Procedimento cristão

13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.

Basta uma leitura superficial das Escrituras para se concluir sem dificuldade que o bom comportamento é uma das coisas mais caras e apreciadas por Deus na vida dos seus filhos. Já na lei de Moisés se observa preceitos morais exigíveis ao povo de Deus, como fidelidade no casamento, pureza sexual, cuidados com o corpo, zelo com a verdade, diligência na vida social, honestidade, entre outras virtudes. A Igreja herdou esse cuidado, e, desde os Evangelhos, pela boca do próprio Cristo Jesus, até as Epístolas, se vê uma insistente recomendação a se viver de maneira digna com a pureza e a santidade de Deus (1 Pedro 1:15).

O bom testemunho é inegociável na vida cristã. Ainda que haja interpretações diversas sobre o que deve e o que não ser praticado pelos cristãos na vida cotidiana, todas as conclusões apontam para um modelo de comportamento superior em virtudes ao que se pratica rotineiramente no mundo. As Escrituras asseveram o zelo com o corpo físico, com as palavras, com o dinheiro, com a vida conjugal, com os filhos, com os irmãos em Cristo Jesus, e também com as pessoas que não professam a fé em Cristo Jesus (Romanos 12:18).

Jesus é exigente nessa questão, cobrando dos seus seguidores um padrão de justiça exaustivamente superior ao das pessoas que nos rodeiam (Mateus 5:20-26). Tão exigente, que chega a comparar um pensamento impuro a um adultério de fato praticado. E o zelo exigente de Jesus é compreensível e justificável: ele sabia que, quando da sua partida para as alturas, ficaria conosco o Espírito Santo, que habita em nós, e não tem comunhão com a impureza (1 Coríntios 3:16,17).

Honremos a Deus com uma vida santa; dignifiquemos a Cristo com coração e mente puros; hospedemos o Espírito Santos com um corpo limpo (1 Tessalonicenses 5:23). 

Deus lhe abençoe!

O nosso corpo - casa espiritual - precisa de uma faxina periódica, para que o nosso hóspede, o Espírito Santo, se sinta bem nele." (Aureliano Jr.).

ORE: Pai, ensina-nos a viver de maneira digna da tua santidade e pureza. Queremos conduzir pessoas a Cristo Jesus não só com a nossa pregação, mas, também com o nosso bom testemunho. Amém.

Devocional de Anteontem

Dom
Domingo
06
Abr

Hora de acordar!

11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.

12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

Em Mateus 25, Jesus dá continuidade ao seu discurso profético sobre o fim dos tempos, iniciado no capítulo anterior. Ele propõe uma parábola sobre dez virgens, das quais cinco eram prudentes e cinco eram imprudentes. A história se desenrola em torno de um casamento e da necessidade de permanecerem vigilantes até a chegada do noivo. O problema central envolve dois aspectos cruciais: o azeite, que não poderia faltar, e o sono, que não poderia dominá-las. Enquanto as prudentes se prepararam, levando azeite suficiente, as imprudentes negligenciaram essa necessidade.

Com a chegada da noite, o sono atingiu a todas. As prudentes dormiram devido ao cansaço, mas estavam preparadas. Já as imprudentes, dominadas pela indolência, não se anteciparam. Quando o noivo finalmente veio, as prudentes estavam prontas para recebê-lo, mas as imprudentes, sem azeite, perderam a hora e ficaram de fora da festa (Mateus 25:1-13).

Note que o problema não foi o sono em si, mas a falta de preparo. As dez virgens dormiram, mas apenas cinco tinham se antecipado na provisão do azeite.

Essa parábola traz uma reflexão extremamente relevante para os dias atuais. Vivemos em um tempo de profundo cansaço moral e espiritual. Desde o advento de Cristo, mais de vinte séculos se passaram. A igreja fiel continua esperando, mas muitos, ao longo do tempo, estão perdendo a esperança ou até mesmo desistindo de lutar para manter a fidelidade à promessa de Deus.

O sono, causado pelo desgaste da vida, é inevitável. No entanto, a provisão de azeite precisa estar armazenada. Quando Cristo voltar, que possamos ser encontrados como as virgens prudentes, prontos para entrar nas Bodas do Cordeiro!

Deus lhe abençoe!

"Cristão humilde é o cristão prudente." – William Gurnall

ORE: Deus, enche-nos do teu Espírito Santo, para que, mesmo que sejamos vencidos pelo cansaço da vida, estejamos prontos para o grande dia da vinda do teu Filho Jesus, que nos tirará deste mundo tenebroso. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário