Procedimento cristão
13 Let us walk becomingly, as in the day; not in revelling and drunkenness, not in chambering and wantonness, not in strife and jealousy.
Basta uma leitura superficial das Escrituras para se concluir sem dificuldade que o bom comportamento é uma das coisas mais caras e apreciadas por Deus na vida dos seus filhos. Já na lei de Moisés se observa preceitos morais exigíveis ao povo de Deus, como fidelidade no casamento, pureza sexual, cuidados com o corpo, zelo com a verdade, diligência na vida social, honestidade, entre outras virtudes. A Igreja herdou esse cuidado, e, desde os Evangelhos, pela boca do próprio Cristo Jesus, até as Epístolas, se vê uma insistente recomendação a se viver de maneira digna com a pureza e a santidade de Deus (1 Pedro 1:15).
O bom testemunho é inegociável na vida cristã. Ainda que haja interpretações diversas sobre o que deve e o que não ser praticado pelos cristãos na vida cotidiana, todas as conclusões apontam para um modelo de comportamento superior em virtudes ao que se pratica rotineiramente no mundo. As Escrituras asseveram o zelo com o corpo físico, com as palavras, com o dinheiro, com a vida conjugal, com os filhos, com os irmãos em Cristo Jesus, e também com as pessoas que não professam a fé em Cristo Jesus (Romanos 12:18).
Jesus é exigente nessa questão, cobrando dos seus seguidores um padrão de justiça exaustivamente superior ao das pessoas que nos rodeiam (Mateus 5:20-26). Tão exigente, que chega a comparar um pensamento impuro a um adultério de fato praticado. E o zelo exigente de Jesus é compreensível e justificável: ele sabia que, quando da sua partida para as alturas, ficaria conosco o Espírito Santo, que habita em nós, e não tem comunhão com a impureza (1 Coríntios 3:16,17).
Honremos a Deus com uma vida santa; dignifiquemos a Cristo com coração e mente puros; hospedemos o Espírito Santos com um corpo limpo (1 Tessalonicenses 5:23).
Deus lhe abençoe!
“O nosso corpo - casa espiritual - precisa de uma faxina periódica, para que o nosso hóspede, o Espírito Santo, se sinta bem nele." (Aureliano Jr.).
ORE: Pai, ensina-nos a viver de maneira digna da tua santidade e pureza. Queremos conduzir pessoas a Cristo Jesus não só com a nossa pregação, mas, também com o nosso bom testemunho. Amém.
Revestir-se de Cristo Jesus
Revestir-se de Cristo é controlar a carne através do Espírito Santo, vivendo de forma digna e comunicando a salvação ao mundo.
Hora de acordar!
11 And this, knowing the season, that already it is time for you to awake out of sleep: for now is salvation nearer to us than when we first believed. 12 The night is far spent, and the day is at hand: let us therefore cast off the works of darkness, and let us put on the armor of light.
Em Mateus 25, Jesus dá continuidade ao seu discurso profético sobre o fim dos tempos, iniciado no capítulo anterior. Ele propõe uma parábola sobre dez virgens, das quais cinco eram prudentes e cinco eram imprudentes. A história se desenrola em torno de um casamento e da necessidade de permanecerem vigilantes até a chegada do noivo. O problema central envolve dois aspectos cruciais: o azeite, que não poderia faltar, e o sono, que não poderia dominá-las. Enquanto as prudentes se prepararam, levando azeite suficiente, as imprudentes negligenciaram essa necessidade.
Com a chegada da noite, o sono atingiu a todas. As prudentes dormiram devido ao cansaço, mas estavam preparadas. Já as imprudentes, dominadas pela indolência, não se anteciparam. Quando o noivo finalmente veio, as prudentes estavam prontas para recebê-lo, mas as imprudentes, sem azeite, perderam a hora e ficaram de fora da festa (Mateus 25:1-13).
Note que o problema não foi o sono em si, mas a falta de preparo. As dez virgens dormiram, mas apenas cinco tinham se antecipado na provisão do azeite.
Essa parábola traz uma reflexão extremamente relevante para os dias atuais. Vivemos em um tempo de profundo cansaço moral e espiritual. Desde o advento de Cristo, mais de vinte séculos se passaram. A igreja fiel continua esperando, mas muitos, ao longo do tempo, estão perdendo a esperança ou até mesmo desistindo de lutar para manter a fidelidade à promessa de Deus.
O sono, causado pelo desgaste da vida, é inevitável. No entanto, a provisão de azeite precisa estar armazenada. Quando Cristo voltar, que possamos ser encontrados como as virgens prudentes, prontos para entrar nas Bodas do Cordeiro!
Deus lhe abençoe!
"Cristão humilde é o cristão prudente." – William Gurnall
ORE: Deus, enche-nos do teu Espírito Santo, para que, mesmo que sejamos vencidos pelo cansaço da vida, estejamos prontos para o grande dia da vinda do teu Filho Jesus, que nos tirará deste mundo tenebroso. Amém.
O resumo de toda a Lei
9 For this, Thou shalt not commit adultery, Thou shalt not kill, Thou shalt not steal, Thou shalt not covet, and if there be any other commandment, it is summed up in this word, namely, Thou shalt love thy neighbor as thyself. 10 Love worketh no ill to his neighbor: love therefore is the fulfilment of the law.
Não é fácil seguir regras, obedecer normas e cumprir leis. Isso exige disciplina mental, emocional e espiritual para trilhar sempre o caminho reto. O desafio se torna ainda maior quando tomamos consciência de que vivemos em um mundo que rejeita uma vida regrada. Como sabemos, "o mundo jaz no maligno" e, por isso, não é surpresa que o sistema mundano se oponha a uma vida disciplinada, rejeitando tudo o que desagrada a Deus (1 João 5:19). As Escrituras nos ensinam que quem se faz amigo do mundo se torna inimigo de Deus e, por consequência, o mundo se opõe àqueles que buscam agradar ao Senhor, pois seus valores são diametralmente opostos aos princípios divinos (Tiago 4:4).
Não há meio-termo: não se faz a vontade de Deus parcialmente. Ou buscamos agradá-lo, obedecendo à sua vontade, ou nos afastamos dele pela desobediência. Isso pode parecer uma equação irresolvível! Afinal, como pecadores podem agradar a Deus se ainda convivem com sua natureza pecaminosa, por mais que tentem sufocá-la? Como é possível viver em um mundo que se especializa em desenvolver formas cada vez mais sofisticadas de desobediência e, ainda assim, permanecer dentro da boa, agradável e perfeita vontade de Deus? (Romanos 12:2).
A resposta está no amor do próprio Deus! Ele sabe que é impossível para nós cumprirmos sua Lei em plenitude, mas recebe como obediência o fato de acolhermos seu amor e o praticarmos—tanto em relação a Ele quanto ao nosso próximo. Afinal, se O amamos de verdade, buscaremos com todas as nossas forças fazer sua vontade e agradá-lo em tudo (Lucas 22:42).
Deus lhe abençoe!
“Nossa obediência somente será possível a partir do amor que temos por Cristo: ‘Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos’ (João 14:15)" - Neil Anderson.
ORE: Senhor, ajuda-nos a fazer a tua vontade, derramando sobre nós o teu Amor, para que em tudo te agradecemos, e também amemos os nossos irmãos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.