Devocional de Hoje

Sáb
Sábado
26
Abr

Exemplo de hospitalidade

1 我向你们推荐我们的姊妹非比; 她是坚革里教会的执事。

2 请你们在主里用合乎圣徒身分的态度去接待她。无论她在什么事上有需要, 请你们都帮助她; 因为她曾经帮助许多人, 也帮助了我。

Apesar de ser mencionada apenas uma vez nas Escrituras e de pouco sabermos sobre ela, Febe foi uma mulher inspiradora. Ganhou destaque no texto bíblico ao ser citada por Paulo como uma serva (do grego diakonon, que significa servo ou ministra), pertencente à igreja em Cencréia, uma antiga cidade ao sul da Grécia, próxima a Corinto. Mesmo diante das limitações impostas às mulheres naquela época, Febe desempenhou um papel fundamental na igreja, sendo uma hospedeira generosa para muitos irmãos, incluindo o próprio Paulo (Hebreus 13:1-3).

Embora o motivo de sua viagem a Roma não seja mencionado, Paulo, prevendo possíveis dificuldades para uma mulher em uma igreja ainda influenciada pela cultura da época, recomenda que os irmãos a recebam bem. Ele exalta sua disposição voluntária em servir e incentiva os cristãos romanos a cuidarem dela com zelo, suprindo suas necessidades durante sua estadia (Tiago 2:16).

O exemplo de Febe é inspirador! Nada sabemos sobre sua condição social, se era viúva ou solteira e dedicada exclusivamente ao serviço de Deus. Também não se sabe se era casada, pois, naquela época, uma mulher casada dificilmente viajaria sozinha. Caso estivesse acompanhada do marido, ele provavelmente teria sido mencionado na recomendação de Paulo. A preocupação do apóstolo em pedir que a acolhessem e cuidassem dela sugere que seus recursos materiais poderiam ser limitados.

Seja como for, Febe nos ensina um belíssimo exemplo de desprendimento e amor ao próximo. Mesmo necessitando de cuidados, ela se dedicava a cuidar dos outros. Que possamos seguir esse modelo de hospitalidade e generosidade!

Deus lhe abençoe!

"A menor agência do correio pode conter uma carta que tem a possibilidade de arruinar ou abençoar uma nação. E a vida mais simples pode emitir bênçãos capazes de redirecionar um continente na direção de Deus." (Vance Havner)

ORE: Deus, ensina-nos a praticar a hospitalidade e a cuidar dos nossos irmãos, esforçando-nos para suprir suas necessidades e proporcionar-lhes uma vida digna. Amém.

Prévia de Amanhã

Dom
Domingo
27
Abr

Promotores de dissensões

Devocional alerta sobre divisões na igreja, destacando a importância de vigilância e unidade contra promotores de dissensões.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sex
Sexta
25
Abr

Amar é também acreditar

30 弟兄们, 我靠着我们的主耶稣基督, 凭着圣灵的慈爱, 劝你们和我一同竭力为我向 神祈祷,

31 求 神救我脱离犹太地不信从的人, 使我带到耶路撒冷的捐款, 可以得到圣徒的悦纳;

32 也使我照着 神的旨意, 高高兴兴地到你们那里去, 好和你们一同得到安息。

33 愿赐平安的 神与你们众人同在。阿们。

1 Coríntios 13:1-13 é o mais perfeito tratado sobre o amor. Paulo desenvolve esse ensino em uma carta dirigida a uma igreja que, apesar de possuir entre seus membros todos os dons manifestados e serem considerados santos, sofria com contendas, divisões, preferências pessoais, favorecimentos, tolerância com pecados escandalosos, entre outros problemas. Isso gerou uma teia de intrigas, suspeitas e desconfianças que quase levou à ruína daquela comunidade cristã (1 Coríntios 3:3).

Na carta aos Romanos, Paulo expressa sua preocupação com a viagem que faria a Jerusalém para levar as ofertas reunidas pelos irmãos da Macedônia e Acaia. Ele pede as orações dos irmãos de Roma por dois motivos: primeiro, para que fosse protegido dos rebeldes da Judeia; segundo, para que os próprios irmãos em Cristo o recebessem bem. Seu pedido se baseava no fato de que, após deixar de ser perseguidor dos cristãos e se converter a Cristo Jesus, passou a ser visto com desconfiança. Os judeus o consideravam um traidor, enquanto muitos cristãos suspeitavam de suas verdadeiras intenções. Isso trouxe grande sofrimento a Paulo, não apenas pelas prisões e perseguições, mas porque percebeu a falta de um amor sincero da parte dos cristãos da Judeia em relação a ele (Romanos 12:9).

Entretanto, ao ler 1 Coríntios 13, compreendemos que o amor tudo crê. Amar é também acreditar no outro, mesmo quando somos chamados a ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes (Mateus 10:16).

Deus lhe abençoe!

"A suspeita subtrai, a fé adiciona, mas o amor multiplica. Ele abençoa duplamente: aquele que o dá e aquele que o recebe." - Charles Thomas Studd

ORE: Pai, não queremos viver em suspeitas e desconfianças em relação aos nossos irmãos, duvidando de sua fé e questionando sua fidelidade. Ensina-nos a amar com longanimidade. Amém.

Devocional de Anteontem

Qui
Quinta
24
Abr

Reconhecimento e gratidão

25 不过, 我现在为了供应圣徒的事要往耶路撒冷去;

26 因为马其顿和亚该亚人乐意捐了一些钱, 给耶路撒冷圣徒中的穷人。

27 他们是乐意的, 而且那也是他们的本分("本分"原文作"债"), 因为外族人既然分享了犹太人属灵的好处, 就应该供应他们肉身的需要。

28 等我办好这件事, 把这笔款项安全地交了给他们, 我就要路过你们那里到西班牙去。

29 我知道我到你们那里去的时候, 一定会带着基督丰盛的福分。

Enquanto escrevia aos Romanos uma das mais belas epístolas das Escrituras Sagradas, Paulo também estava com a mente e o coração ocupados com uma importante missão que em breve realizaria: ir a Jerusalém transmitir a ajuda providenciada pelos irmãos macedônios e acaicos. O motivo da oferta era claro: entre os irmãos de Jerusalém havia pobres que necessitavam de amparo. A oferta que providenciaram foi voluntária, sem pressão dos apóstolos, o que, aparentemente, causou grande emoção em Paulo. E o que os estimulou a fazerem isso foi ainda mais belo: eles reconheciam que, se não fosse o esforço dos irmãos de Jerusalém, liderados pelos apóstolos, talvez nunca tivessem conhecido a graça salvadora de Cristo Jesus (Efésios 2:8).

Percebamos que eles fizeram isso em retribuição aos bens espirituais que lhes foram compartilhados. Isso significa que não estavam enviando uma oferta em troca de outra anteriormente recebida, mas como um agradecimento pelo bem mais precioso que haviam recebido de Deus, por meio do trabalho dos cristãos de Jerusalém: a salvação em Cristo Jesus (1 João 3:1-24)!

Devemos ser gratos pelo esforço daqueles que nos trouxeram o Evangelho de Cristo Jesus. Precisamos reconhecer cada oração, cada lágrima, cada sofrimento e cada renúncia que fizeram para que hoje sejamos o que somos: salvos em Cristo Jesus.

Sejamos sempre agradecidos! (Colossenses 3:15).

Deus lhe abençoe!

"A gratidão é a memória do coração." (Antístenes)

ORE: Pai, reconhecemos o esforço daqueles que trabalharam para que o Teu Evangelho chegasse a nós e agradecemos a Ti por tê-los capacitado para trabalharem incansavelmente pelo Teu Reino. Dá-nos forças para fazer o mesmo. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.