Devocional de Hoje

Qua
Quarta
22
Jan

A Glória de Deus

1 [To the chief Musician. A Psalm of David.] The heavens declare the glory of *God; and the expanse sheweth the work of his hands.

O Criador de todas as coisas é o Deus da glória! No hebraico, a palavra glória é kavod, que possui duas vertentes de significado:

1. Peso, força ou poder sobre uma superfície pisada por alguém poderoso. Essa ideia é expressa pela declaração dos serafins, que disseram uns aos outros: “Toda a terra está cheia da sua glória.” O peso da glória de Deus imprime temor e reverência sobre a terra.

2. Honra, dignidade, autoridade e grandeza. Essa interpretação foi destacada por Davi no Salmo 19: as obras de Deus refletem Sua grandeza, realizadas sob Sua autoridade, revestidas de dignidade e que Lhe conferem honra.

Embora os homens também possuam uma glória limitada, como a glória de reis, sacerdotes e autoridades, essas são passageiras. Somente a glória de Deus é eterna, infinita, indestrutível e imarcescível (João 12:43).

As Escrituras afirmam que Deus não dá Sua glória a ninguém, porque ela é indivisível e única. Homens pecadores não são dignos de receber essa glória. Contudo – que maravilhoso paradoxo! – Deus, que não dá Sua glória a outrem, a concedeu ao Seu Filho, que é Deus. E o Filho a deu a nós, os que foram salvos por Ele! Nesse ponto, o peso da glória de Deus, visto pelos serafins e que impõe a autoridade divina sobre toda a terra, torna-se também a manifestação de Sua grandeza, dignidade e honra.

Essa manifestação ocorre através de nós, que recebemos d’Ele o poder de sermos chamados Seus filhos (João 17:22). Com a glória de Deus refletida em nós, passamos a participar da natureza divina. Isso não nos torna deuses nem nos permite receber adoração, mas nos habilita a falar em nome de Deus nesta terra. Por meio de Cristo Jesus, somos portadores da glória de Deus entre os homens (1 Coríntios 10:31).

Deus lhe abençoe! “O universo é como um amendoim no bolso de Deus. Não é nada comparado ao Seu valor e glória infinita.” (J. Piper)

ORE: Deus Glorioso, toda a terra está cheia da Tua glória. Nós Te adoramos, juntamente com toda a criação. Amém.

Prévia de Amanhã

Qui
Quinta
23
Jan

O dia da Angústia

Confie em Deus nos dias de angústia; Ele é refúgio e esperança. Mesmo em silêncio, Deus age estrategicamente para dar vitória e alívio.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Ter
Terça
21
Jan

Uma linda declaração de amor

1 [To the chief Musician. {A Psalm} of David, the servant of Jehovah, who spoke to Jehovah the words of this song in the day that Jehovah had delivered him out of the hand of all his enemies and out of the hand of Saul. And he said,] I will love thee, O Jehovah, my strength.

O Salmo 18 é uma das mais belas declarações de amor a Deus registradas nas Sagradas Escrituras. Nele, Davi, como servo de Deus, declara solenemente o seu amor, enumerando as grandes demonstrações do zelo divino em sua vida. Davi destaca os atributos de Deus, que age para proteger e guardar os seus:

1. Ele é o rochedo onde firmamos os nossos pés.

2. Ele é o lugar forte onde podemos descansar e habitar em paz.

3. Ele é o libertador que nos livra das amarras do inimigo.

4. Ele é a fortaleza em quem podemos depositar inteira confiança.

5. Ele é o escudo que nos defende dos dardos inflamados do inimigo.

6. Ele é a força da nossa salvação, que nos garante a vida eterna.

7. Ele é o nosso alto refúgio, onde nos escondemos de todos os perigos que rondam a nossa vida.

É admirável o reconhecimento que Davi faz das portentosas características de Deus, demonstrando o trabalho que Ele realiza em defesa daqueles que O amam! Todos os que depositam sua confiança em Deus são informados, por meio deste Salmo, que Ele é absolutamente capaz de honrar essa confiança. Não há nada nem ninguém que consiga sobrepor o poder de Deus ou impedir o Seu agir em favor dos Seus filhos (Isaías 43:13).

Não há razão para vivermos inseguros, temerosos ou angustiados com o mal que nos rodeia. É certo que a situação atual do mundo nos causa insatisfação e tristeza, pois dói ver tantas pessoas vivendo sem Deus, caminhando a passos largos para a destruição eterna. Entristece-nos o quanto o mundo se afasta de Deus e nos frustra saber que poucos dão ouvidos à mensagem de salvação eterna do evangelho que pregamos.

Contudo, encontramos consolo no Espírito Santo. Após todo o esforço feito em busca dos perdidos, o Senhor nos recompensará, levando-nos para estar eternamente com Ele. O sofrimento de agora não se compara à glória que nos será revelada (Romanos 8:18).

Deus lhe abençoe! “Deus nos ama demais para saciar todos os nossos caprichos.” (M. Lucado)

ORE: Senhor Deus, nós Te amamos e declaramos isso todos os dias de nossas vidas. Nós Te amamos porque Tu nos amaste primeiro. Amém.

Devocional de Anteontem

Seg
Segunda
20
Jan

Guardados por Deus

8 Keep me as the apple of the eye, hide me under the shadow of thy wings,

Não há, em nosso corpo, nenhuma parte que receba mais cuidados do que os olhos, especialmente a 'menina' dos olhos, localizada no centro da íris. Se essa região for atingida e ferida, a cegueira é quase inevitável. Por isso, todo o corpo é instintivamente protegido. Uma pessoa cega, mesmo com toda a acessibilidade que a sociedade tem desenvolvida, ainda enfrenta desafios e limitações específicas. É justamente por essa razão que as Escrituras utilizam essa analogia tão rica em significado.

O cuidado que Deus dispensa aos seus filhos é comparado ao zelo que temos com os nossos olhos. Em uma descrição antropomórfica, Deus é apresentado como alguém que protege o seu povo com a mesma atenção e sensibilidade dedicada à parte mais delicada do corpo humano (Zacarias 2:8). Não há uma metáfora mais impactante do que essa: se os olhos não forem devidamente mantidos, a cegueira será concluída!

Deus exerce uma guarda constante sobre os seus filhos. Mais do que isso, Ele cuida de nós com tanto empenho que é como se estivesse protegendo a parte mais sensível de Seus próprios olhos (Deuteronômio 32:10).

Que notícia consoladora! Podemos viver em paz e segurança, mesmo cercados por perigos e ameaças. Podemos deitar e dormir tranquilos, porque o Senhor nos faz descansar em segurança. Não importa a intensidade da guerra que enfrentaremos, podemos descansar em Deus, pois Ele guardará a nossa alma. Ele é a sombra à nossa direita (Salmos 121:5).

Um texto bíblico emblemático que descreve o cuidado de Deus é o Salmos 91: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.” No Salmos 34:7, lemos que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” Por fim, em Romanos 8:37, somos ensinados que, por meio de Cristo, somos mais vencedores, independentemente da intensidade dos ataques que enfrentamos.

Deus lhe abençoe!

“Durma sossegado. Aquele que você nunca guarda cochila.” (Anônimo)

ORE: Pai, nós te agradecemos pelo cuidado que dispensa em nosso favor, protegendo-nos de todo o mal. Podemos viver tranquilos sob a tua proteção poderosa. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.