O resumo de toda a Lei
9 For, Thou shalt not commit adultery, Thou shalt not kill, Thou shalt not steal, Thou shalt not lust; and if there be any other commandment, it is summed up in this word, namely, Thou shalt love thy neighbour as thyself.
10 Love works no ill to its neighbour; love therefore {is the} whole law.
Não é fácil seguir regras, obedecer normas e cumprir leis. Isso exige disciplina mental, emocional e espiritual para trilhar sempre o caminho reto. O desafio se torna ainda maior quando tomamos consciência de que vivemos em um mundo que rejeita uma vida regrada. Como sabemos, "o mundo jaz no maligno" e, por isso, não é surpresa que o sistema mundano se oponha a uma vida disciplinada, rejeitando tudo o que desagrada a Deus (1 João 5:19). As Escrituras nos ensinam que quem se faz amigo do mundo se torna inimigo de Deus e, por consequência, o mundo se opõe àqueles que buscam agradar ao Senhor, pois seus valores são diametralmente opostos aos princípios divinos (Tiago 4:4).
Não há meio-termo: não se faz a vontade de Deus parcialmente. Ou buscamos agradá-lo, obedecendo à sua vontade, ou nos afastamos dele pela desobediência. Isso pode parecer uma equação irresolvível! Afinal, como pecadores podem agradar a Deus se ainda convivem com sua natureza pecaminosa, por mais que tentem sufocá-la? Como é possível viver em um mundo que se especializa em desenvolver formas cada vez mais sofisticadas de desobediência e, ainda assim, permanecer dentro da boa, agradável e perfeita vontade de Deus? (Romanos 12:2).
A resposta está no amor do próprio Deus! Ele sabe que é impossível para nós cumprirmos sua Lei em plenitude, mas recebe como obediência o fato de acolhermos seu amor e o praticarmos—tanto em relação a Ele quanto ao nosso próximo. Afinal, se O amamos de verdade, buscaremos com todas as nossas forças fazer sua vontade e agradá-lo em tudo (Lucas 22:42).
Deus lhe abençoe!
“Nossa obediência somente será possível a partir do amor que temos por Cristo: ‘Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos’ (João 14:15)" - Neil Anderson.
ORE: Senhor, ajuda-nos a fazer a tua vontade, derramando sobre nós o teu Amor, para que em tudo te agradecemos, e também amemos os nossos irmãos. Amém.
Hora de acordar!
Reflexão sobre a parábola das 10 virgens, destacando a importância do preparo espiritual e vigilância até a volta de Cristo.
Cidadãos na Terra, Cidadãos no céu
6 For on this account ye pay tribute also; for they are God's officers, attending continually on this very thing.
7 Render to all their dues: to whom tribute {is due}, tribute; to whom custom, custom; to whom fear, fear; to whom honour, honour.
8 Owe no one anything, unless to love one another: for he that loves another has fulfilled the law.
Na vida cristã, as cidadanias terrestre e celeste não são excludentes nem antagônicas. Quando somos transformados pelo efeito da salvação eterna, por meio de Cristo Jesus, continuamos vivendo em um tabernáculo terreno, que é o nosso corpo. Apesar de sermos novas criaturas, ainda convivemos com a antiga natureza, que é cidadã da terra e, por isso, deve contribuir para que a vida em sociedade seja beneficiada pelo nosso bom comportamento (Mateus 5:20).
Como cidadãos do céu, já estamos em atmosfera celestial pela fé (Efésios 2:6) e devemos obedecer à Lei de Deus; isso é inegociável! Entretanto, como cidadãos da terra, estamos sujeitos às leis terrenas e devemos respeitá-las e obedecê-las, desde que não nos impeçam de exercer nossa fé em Cristo Jesus. Devemos cumprir nossos deveres cívicos, obedecer às autoridades, seguir as leis e servir ao nosso país. Além disso, devemos eleger representantes dignos para cuidar dos interesses do povo e fiscalizar a ação do Estado no seu dever de servir à população.
Nossa participação como cidadãos exemplares contribui para a disseminação do Evangelho de Cristo Jesus, pois, munidos de credibilidade e seriedade, seremos bem recebidos e respeitados onde quer que estivermos (1 Coríntios 10:32). E, mesmo que venhamos a sofrer por amor a Cristo, estaremos livres de culpa, pois estaremos debaixo da obediência (Efésios 6:20).
Sendo bons cidadãos, contribuímos para que Cristo Jesus seja honrado pelos homens!
Deus lhe abençoe!
"O cristão é cidadão do céu e admite que a sua lealdade prioritária é a essa cidadania; mas pode amar a sua pátria terrena com a intensidade de dedicação que levou John Knox a orar: ‘Ó Deus, dá-me a Escócia, ou morro’." (A. W. Tozer)
ORE: Senhor, nós amamos o céu e queremos estar contigo tão logo Tu nos permitas isso. Mas Te pedimos: ensina-nos também a amar nossa pátria, cumprindo suas leis e contribuindo para o seu progresso. Amém
Autoridades
1 Let every soul be subject to the authorities that are above {him}. For there is no authority except from God; and those that exist are set up by God.
2 So that he that sets himself in opposition to the authority resists the ordinance of God; and they who {thus} resist shall bring sentence of guilt on themselves.
3 For rulers are not a terror to a good work, but to an evil {one}. Dost thou desire then not to be afraid of the authority? practise {what is} good, and thou shalt have praise from it;
Paulo dá esse conselho no contexto histórico da dominação do Império Romano, sobre quase todo o mundo conhecido de então. É certo que ele pretendia com isso que os cristão vivessem de maneira quieta e sossegada, de maneira mansa e pacífica, aguardando a bem-aventurada esperança da vida eterna. O que Paulo pretendeu foi que o comportamento cristão não seja um impeditivo à proliferação da pregação do Evangelho de Cristo Jesus.
Paulo não estava fomentando uma obediência cega e destituída do criticismo balizado nas Escrituras Sagradas. Por óbvio, se as autoridades terrenas se interpusessem à Fé Cristã, deveriam os filhos de Deus formar fileiras em favor do Reino de Deus ao custo até mesmo da própria vida. O que ele estava instruindo é que os cristãos deviam obedecer às autoridades em tudo aquilo que contribuísse para que a Igreja do Senhor Jesus permanecesse em paz, mesmo sendo perseguida.
Jesus nos deixou uma lição de respeito às autoridades, mesmo sendo tendo autoridade divina, ao recomendar que os discípulos que dessem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Lucas 20:22-25). Ele se submeteu à Lei dos judeus e dos romanos, quando, ao ser preso, não resistiu, mesmo inocente (Isaías 53:7). Esse exemplo também foi repetido pelos apóstolos, quando eram presos por causa do evangelho de Cristo Jesus. Pedro e Paulo foram presos (Atos 12:5-12; Atos 16:16-34); Tiago foi morto ao fio da espada (Atos 12:2)0; os demais apóstolos, diz a Tradição, foram martirizados; e João foi exilado na ilha de Patmos (Apocalipse 1:9).
Obedecer é difícil; mas, honra a Deus!
Deus lhe abençoe!
"A obediência só é valiosa quando nos impele a fazer o que não é a nossa vontade.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor, Pedimos a tua sabedoria para sabermos viver em obediência às autoridades, sem, no entanto, contrariar a tua própria autoridade. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.