Deus está longe?
A sensação de abandono e isolamento muitas vezes assalta o coração da pessoa que sofre. Isso acontece com todas as pessoas. Na hora da angústia, da perseguição ou do sofrimento, sempre nos lembramos de clamar a Deus. Acontece que nem sempre Ele nos responde da maneira que desejamos ou esperamos, e a resposta insatisfatória às vezes soa como resposta nenhuma ou um silêncio que perturba o coração (Salmos 10:12).
Essa sensação ruim não é novidade entre os homens. Nas Escrituras, vários personagens se sentiram assim: Davi escreveu vários dos seus Salmos demonstrando aflição de espírito; Habacuque chegou a cogitar que Deus não o salvaria; Jesus se sentiu desamparado durante o seu sacrifício na cruz. Em algum momento, todos os filhos de Deus experimentarão o dia mau e terão que enfrentar provações em que Deus parecerá estar em silêncio e ignorando todo o sofrimento (Salmos 22:1).
Mas Deus nunca sai de perto dos que lhe pertencem. Ele está presente em todas as circunstâncias. Mesmo quando parece que não iremos suportar o peso do sofrimento, Ele está em volta, dosando a provação de tal maneira que não ultrapasse a linha do que podemos suportar. Ele atravessa o mar com o seu povo, entra na caverna com o profeta, desce à fornalha ardente com os seus servos, passa pelas águas e pelo fogo com aquele que Ele mesmo criou e formou (1 Reis 19:9).
É certo que ser provado não é uma experiência agradável, afinal, ninguém gosta de sofrer, passar dificuldade, ser perseguido, se encontrar em aflição. Mas a provação é como um dia em que muito se trabalhou: é preciso esperar pacientemente a noite, para que o merecido descanso aconteça (Salmos 4:8).
Acredite: Deus nunca está longe! Ele sempre está ao nosso redor, nos guardando; está sempre ao nosso lado, por meio do seu filho Jesus; está constantemente dentro de nós, por meio do Seu Espírito Santo (João 14:16).
Deus lhe abençoe!
“Deus não precisa ser visto para provar a sua presença ao seu povo. Ele já habita em nós, e o sentimos conosco todo o tempo, pela fé” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus sempre presente, tu estás sempre conosco, durante todos os momentos. Isso nos consola na hora da dificuldade, e nos anima na hora da luta. Amém.
O nosso Redentor
Redenção significa ser "comprado de volta". Deus nos resgatou do pecado através de Jesus, tornando-nos Seus filhos e não mais escravos.
Coração preparado
O coração humano representa nas Escrituras o núcleo dos sentimentos humanos, tais como amor, ódio, alegria, tristeza e toda sorte de reações da alma. Sabemos que todos esses sentimentos têm a sua sede na mente humana, por isso que Paulo nos estimula a renovar o nosso entendimento praticando um culto racional para Deus. Todavia, ainda hoje, quando falamos das coisas que sentimos, lembramos imediatamente do nosso coração.
As Escrituras afirmam que o coração humano é enganoso e que as suas intenções podem não ser sempre boas. Por isso, devemos guardar o nosso coração mais do que qualquer outra coisa, porque é dele que procedem as saídas da vida. Elas ainda nos advertem que o nosso coração, se for de pedra, isto é, endurecido em relação a Deus, deve ser substituído por um coração de carne, uma alusão simbólica a um coração disposto a amar a Deus (Ezequiel 36:26).
Jesus adverte que o que contamina o homem não é o que entra no corpo, mas o que sai dele, porque procede do coração, onde ficam escondidos todos os maus sentimentos que as pessoas alimentam com a sua natureza pecaminosa. Lá estão os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mateus 15:18,19).
Deus tem um especial interesse no nosso coração, por isso, devemos dar a ele todo o nosso coração (Provérbios 23:26). Portanto, se abrirmos o nosso coração para Ele, em Jesus Cristo, Ele entrará e ceará conosco (Apocalipse 3:20). Se Deus, pelo seu Espírito Santo, se estabelecer como morador do coração, todo o corpo se tornará um templo de adoração a ele!
Cuide do seu coração! Mantenha-o puro e livre da maldade que o pecado produz. Tire de dentro dele tudo aquilo que contamina a sua consciência e afasta você de Deus, porque só assim será possível entrar no santuário de Deus para adorá-lo (Salmos 24:4). Deus terá imenso prazer em habitar em um coração especialmente preparado para ele.
Deus lhe abençoe!
“Se há um lugar, entre os homens, onde Deus tenha prazer de entrar, se hospedar, cear, e fazer uma morada permanente, esse lugar é um coração puro”. (Aureliano Jr.)
ORE: Deus amoroso, examina o nosso coração, tirando do seu interior tudo aquilo que te desagrada. Queremos ser inteiramente agradáveis a ti. Amém.
A louvável justiça de Deus
“Deus é justo!”
Certamente você já ouviu essa frase. Infelizmente, na maioria das vezes em que ela é dita, traz consigo um sentimento de revanche, de vingança ou de desforra. É certo que Deus também é vingador dos injustiçados, mas a sua justiça vai muito além dessa contrapartida.
Deus é justo porque é verdadeiro. Ele exige de nós que amemos e pratiquemos a verdade, sem distorcê-la e sem fazer dela instrumento de validação da nossa injustiça. A nossa salvação só pôde ser viabilizada porque foi baseada em Cristo Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. O diabo, o pai da mentira, é mentiroso desde o princípio, e nele não há verdade. Ele não pode tocar nos que são de Deus, porque estão fundamentados na verdade, que é Cristo Jesus (1 João 5:18).
Deus é justo porque é misericordioso. Ele não evoca a sua Justiça para causar males e danos ou para atender a caprichos próprios. Também não aplica a sua justiça para favorecer um grupo em detrimento de outro, por pura predileção ou favoritismo. Deus é absolutamente imparcial e não faz acepção de pessoas. Ele não toma o culpado por inocente, mas misericordiosamente, está sempre pronto a perdoar e preservar o arrependido (Naum 1:3).
Deus é justo porque é Santo. Ele não usa a própria justiça para esconder erros que tenha cometido; até porque, Deus nunca erra. Ele jamais justificará um erro nosso com a sua justiça, mas exigirá a reparação do dano, como fez com Davi, que recebeu o perdão do seu pecado, mas colheu o fruto da sua semeadura pecaminosa (2 Samuel 12:13,14).
Deus é justo porque não mede a nossa justiça pela sua. Ele sabe que não somos capazes de ser justos como ele é, pois a nossa justiça é semelhante a trapos de imundícia. Mas Ele, por meio de Cristo Jesus, nos justificou, isto é, nos tornou justos usando a sua Justiça para que, mesmo sem merecermos, possamos ser aceitos por ele no Reino eterno (Atos 13:39).
Combatamos o bom combate, acabemos a carreira, guardemos a fé; porque, no final, o Justo Juiz, nos dará a coroa da Vida (2 Timóteo 4:7)!
Deus lhe abençoe!
“A Justiça de Deus é o centro do seu caráter”. (Aureliano Jr.)
ORE: Pai, a nossa justiça é tão falha! Enche-nos da tua Justiça, para que possamos te agradar em tudo. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.