Devocional Diário
Como evitar um incêndio?
5 Konsa tou ak lang moun. Piti kou li piti, li vante tèt li pou gwo bagay li ka fè. Gade ki jan yon ti flanm dife ka boule yon gwo rakbwa!
Falar pode facilmente se tornar uma tentação maligna. Por isso, nossas palavras precisam ser alvos da nossa vigilância. Com elas, temos o poder de salvar vidas, restaurar relacionamentos e pacificar conflitos. No entanto, podemos também incitar a ira, destruir reputações e criar divisões. As palavras têm o poder de levar à Vida Eterna, mas também de distorcer a verdade, formando doutrinas que podem levar à perdição (1 Timóteo 4:1)!
A língua tanto abençoa quanto amaldiçoa; tanto constrói quanto destrói; tanto pacifica quanto provoca guerras. Dessa forma, muitos conflitos surgem de palavras mal aplicadas, assim como bênçãos nascem de palavras inspiradas. Sendo assim, quem domina a língua é considerado perfeito diante de Deus, pois, ao controlá-la, controla também a si mesmo (Tiago 3:2).
De fato, a língua é comparada ao fogo: se não há maledicência, não há contenda; se não há murmuração, não há conflito; e se não há mentira, não há calúnia. Em outras palavras, uma língua descontrolada pode se tornar um "pântano de iniquidades" (Tiago 3:6).
Para o homem natural, controlar o impulso de falar é difícil. Quanto mais inflamado estiver o coração, mais palavras ele fala. O problema, portanto, não são as palavras em si, mas o que as inflama. Se o nosso espírito está aquecido pelo Espírito Santo, nossa boca será cheia de louvor e bênçãos; mas, se é incendiado pelo fogo do mal, as palavras se tornam mexericos, difamações e blasfêmias (Tiago 3:8).
Assim, precisamos encher nossa língua de palavras edificantes, de gratidão, de louvor e de adoração a Deus. É necessário lutar contra a mentira e as más conversas, que corrompem os bons costumes e a vida dos filhos de Deus (1 Coríntios 15:33).
Então, se formos falar, que falemos de Cristo; se optarmos por nos calar, que permaneçamos em Cristo. Seja como for, façamos tudo para a glória de Deus e para a edificação de quem nos ouve (1 Coríntios 10:31).
Deus lhe abençoe!
“Maldita seja a língua mentirosa que derrama ácido sobre os compromissos de quem assume a verdade!” (Helgir Girodo)
ORE: Senhor, ajuda-nos a praticar a vigilância, guardando a nossa língua de proferir palavras que entristeçam ao teu Espírito Santo. Amém.
Prévia do Devocional de Amanhã
Paradoxos
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.