Devocional de Hoje

Sex
Sexta
25
Abr

Amar é também acreditar

30 Na he tohe tenei naku ki a koutou, e oku teina, he whakaaro ki to tatou Ariki, ki a Ihu Karaiti, na te aroha hoki o te Wairua, kia tohe tahi koutou me ahau i a koutou inoi ki te Atua moku;

31 Kia whakaorangia ahau i te hunga whakateka i Huria; kia manakohia ano e te hunga tapu taku minitatanga mo Hiruharama;

32 Kia haere hari atu ai ahau ki a koutou, ki te pai te Atua, kia whakata tahi ai me koutou.

33 Na, kia noho te Atua o te rangimarie ki a koutou katoa. Amine.

1 Coríntios 13:1-13 é o mais perfeito tratado sobre o amor. Paulo desenvolve esse ensino em uma carta dirigida a uma igreja que, apesar de possuir entre seus membros todos os dons manifestados e serem considerados santos, sofria com contendas, divisões, preferências pessoais, favorecimentos, tolerância com pecados escandalosos, entre outros problemas. Isso gerou uma teia de intrigas, suspeitas e desconfianças que quase levou à ruína daquela comunidade cristã (1 Coríntios 3:3).

Na carta aos Romanos, Paulo expressa sua preocupação com a viagem que faria a Jerusalém para levar as ofertas reunidas pelos irmãos da Macedônia e Acaia. Ele pede as orações dos irmãos de Roma por dois motivos: primeiro, para que fosse protegido dos rebeldes da Judeia; segundo, para que os próprios irmãos em Cristo o recebessem bem. Seu pedido se baseava no fato de que, após deixar de ser perseguidor dos cristãos e se converter a Cristo Jesus, passou a ser visto com desconfiança. Os judeus o consideravam um traidor, enquanto muitos cristãos suspeitavam de suas verdadeiras intenções. Isso trouxe grande sofrimento a Paulo, não apenas pelas prisões e perseguições, mas porque percebeu a falta de um amor sincero da parte dos cristãos da Judeia em relação a ele (Romanos 12:9).

Entretanto, ao ler 1 Coríntios 13, compreendemos que o amor tudo crê. Amar é também acreditar no outro, mesmo quando somos chamados a ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes (Mateus 10:16).

Deus lhe abençoe!

"A suspeita subtrai, a fé adiciona, mas o amor multiplica. Ele abençoa duplamente: aquele que o dá e aquele que o recebe." - Charles Thomas Studd

ORE: Pai, não queremos viver em suspeitas e desconfianças em relação aos nossos irmãos, duvidando de sua fé e questionando sua fidelidade. Ensina-nos a amar com longanimidade. Amém.

Prévia de Amanhã

Sáb
Sábado
26
Abr

Exemplo de hospitalidade

Febe, destacada por Paulo em Romanos, exemplifica hospitalidade e desprendimento, servindo à igreja em Cencréia, superando limitações da época.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Qui
Quinta
24
Abr

Reconhecimento e gratidão

25 Inaianei ia, e mea ana ahau, e haere ana tenei ahau ki Hiruharama, ki te mahi mea ma te hunga tapu.

26 Kua pai hoki a Makeronia raua ko Akaia kia meinga tetahi kohikohi ma nga mea rawakore o te hunga tapu i Hiruharama.

27 Ae ra, i pai ano ratou ki te pera, a e tika ana ano kia hoatu ki a ratou. I te mea kua uru nei nga Tauiwi ki a ratou mea o te wairua, waihoki he tika ano kia mahia e enei etahi mea o te kikokiko ma ratou.

28 Na, kia oti tenei i ahau, a hiri rawa tenei hua hei mea ma ratou, ka tika atu ahau ma koutou na ki Hipania.

29 A e matau ana ahau, ka haere atu ahau ki a koutou, tera ahau e haere atu i runga i te hua noa iho o te manaakitanga o e rongopai o te Karaiti.

Enquanto escrevia aos Romanos uma das mais belas epístolas das Escrituras Sagradas, Paulo também estava com a mente e o coração ocupados com uma importante missão que em breve realizaria: ir a Jerusalém transmitir a ajuda providenciada pelos irmãos macedônios e acaicos. O motivo da oferta era claro: entre os irmãos de Jerusalém havia pobres que necessitavam de amparo. A oferta que providenciaram foi voluntária, sem pressão dos apóstolos, o que, aparentemente, causou grande emoção em Paulo. E o que os estimulou a fazerem isso foi ainda mais belo: eles reconheciam que, se não fosse o esforço dos irmãos de Jerusalém, liderados pelos apóstolos, talvez nunca tivessem conhecido a graça salvadora de Cristo Jesus (Efésios 2:8).

Percebamos que eles fizeram isso em retribuição aos bens espirituais que lhes foram compartilhados. Isso significa que não estavam enviando uma oferta em troca de outra anteriormente recebida, mas como um agradecimento pelo bem mais precioso que haviam recebido de Deus, por meio do trabalho dos cristãos de Jerusalém: a salvação em Cristo Jesus (1 João 3:1-24)!

Devemos ser gratos pelo esforço daqueles que nos trouxeram o Evangelho de Cristo Jesus. Precisamos reconhecer cada oração, cada lágrima, cada sofrimento e cada renúncia que fizeram para que hoje sejamos o que somos: salvos em Cristo Jesus.

Sejamos sempre agradecidos! (Colossenses 3:15).

Deus lhe abençoe!

"A gratidão é a memória do coração." (Antístenes)

ORE: Pai, reconhecemos o esforço daqueles que trabalharam para que o Teu Evangelho chegasse a nós e agradecemos a Ti por tê-los capacitado para trabalharem incansavelmente pelo Teu Reino. Dá-nos forças para fazer o mesmo. Amém.

Devocional de Anteontem

Qua
Quarta
23
Abr

O mais legítimo estímulo missionário

21 Engari kia rite ki te mea i tuhituhia, E kite te hunga kihai nei i korerotia ia ki a ratou, a e matau te hunga kihai i rongo.

22 Na konei ano i maha ai oku whakawarenga, te tae atu ai ahau ki a koutou.

23 Otiia inaianei, kua kore nei he wahi moku i enei whenua, a, i te mea he maha nga tau i wawata ai ahau kia tae atu ki a koutou,

24 Ina tupono taku haere ki Hipania; e tumanako ana hoki ahau kia kite i a koutou i taua haerenga oku, a kia kawea peratia atu ahau e koutou, ina ano ia kia matua rite tetahi wahi o toku ngakau i te kitenga i a koutou;

O que deve nos estimular a levar a mensagem de Cristo Jesus ao mundo? Devemos exercer os nossos dons ou o nosso ministério unicamente movidos por estímulos pessoais? Devemos fazê-lo interessados em promover a nossa carreira, o nosso nome, a nossa marca ou a comunidade cristã à qual estamos ligados? Devemos levar Jesus somente se a missão for rentável, lucrativa ou vantajosa? Seria legítimo trabalhar pelo Reino dos Céus movidos por interesses terrenos (1 Pedro 5:2)?

É certo que o trabalhador é digno do seu salário; o soldado que milita merece o seu soldo; e o boi que debulha deve desfrutar da sua ração. Mas não se pode confundir o sustento provido por Deus com uma busca incontrolável por vantagens pessoais ou financeiras, tornando a santa missão da disseminação do Evangelho de Cristo Jesus apenas um meio de vida profissional. É essencial amar o que se faz para Deus e, acima de tudo, ter o Amor de Deus naquilo que se faz (2 Timóteo 2:3)!

O glamour, a fama e o dinheiro são extremamente sedutores. Quem milita pelo Reino de Deus deve manter vigilância constante para não ser enredado pela quase irresistível tentação de se colocar à frente da glória de Deus e desejar ser mais notado do que o Todo-Poderoso (Isaías 42:8).

Fazer a Obra de Deus é uma missão que nos impõe uma cruz sobre os ombros. Pode até nos trazer algum sustento da parte dos irmãos, mas jamais deve transferir para nós a glória que pertence unicamente a Deus (1 Crônicas 29:11)!

Deus lhe abençoe!

"Teremos toda a eternidade para celebrar com aqueles que trouxemos a Jesus, mas só temos o período de nossa vida para alcançá-los" (Rick Warren).

ORE: Senhor, que o nosso desejo seja o Teu desejo, que é levar o Teu Evangelho até onde ele ainda não chegou e levar o Teu Amor a todas as pessoas. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário