Promotores de dissensões
17 Irmãos, peço que notem bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que vocês aprenderam. Afastem-se deles, 18 porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre. Com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração das pessoas simples.
Pode ser que alguns estranhem a temática do devocional de hoje. Normalmente, quando reservamos um tempo para um momento com Deus, buscamos palavras de ânimo e louvor. No entanto, servir ao Senhor também significa estar vigilante contra os perigos que ameaçam a unidade da Igreja, tentando nos afastar da simplicidade do amor fraternal (Filipenses 3:2).
Essa preocupação não é nova. Paulo tratou desse tema em várias de suas cartas, e os demais apóstolos compartilharam da mesma inquietação. Poucas são as epístolas que não abordam esse assunto de forma direta, e mesmo as que não o fazem, deixam vislumbres sobre o perigo da divisão. O próprio Jesus advertiu seus discípulos a terem cautela para não serem enganados por aqueles que se infiltram no meio do povo de Deus com a intenção de causar divisões (Mateus 24:8-13).
Os promotores de dissensões geralmente possuem uma boa oratória e usam palavras rebuscadas para convencer os mais ingênuos, mas seu comportamento acaba revelando suas verdadeiras intenções. Costumam agir nos bastidores, reunindo pequenos grupos para semear dúvidas, questionar a liderança e colocar irmãos uns contra os outros. Com um discurso aparentemente sábio, apresentam soluções mirabolantes — muitas vezes sem respaldo bíblico — para convencer os incautos de que estão no lugar errado ou sob a liderança errada (2 Timóteo 3:1-5).
Por isso, devemos vigiar nossas conversas, identificar os que promovem divisões e, se após tentarmos corrigi-los, eles não ouvirem, afastarmo-nos deles. A unidade do Corpo de Cristo é preciosa demais para ser comprometida por interesses egoístas e motivações distorcidas.
Deus lhe abençoe!
"Dividir o Corpo de Cristo é um pecado abominável aos olhos de Deus, porque é como se, depois de crucificado, o Filho de Deus fosse esquartejado.” (Aureliano Jr.)
ORE: Pai, guarda a Tua igreja dos que promovem dissensões e divisões. Que possamos viver em unidade, servindo a Ti em amor e santidade. Amém.
O cultivo das virtudes cristãs
Cultivar virtudes cristãs é vital para o testemunho e promoção do Reino de Deus, através de amor, obediência e ações pacificadoras. Amém.
Exemplo de hospitalidade
1 Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, que está servindo na igreja de Cencreia, 2 para que vocês a recebam no Senhor como convém aos santos e a ajudem em tudo o que de vocês vier a precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, inclusive de mim.
Apesar de ser mencionada apenas uma vez nas Escrituras e de pouco sabermos sobre ela, Febe foi uma mulher inspiradora. Ganhou destaque no texto bíblico ao ser citada por Paulo como uma serva (do grego diakonon, que significa servo ou ministra), pertencente à igreja em Cencréia, uma antiga cidade ao sul da Grécia, próxima a Corinto. Mesmo diante das limitações impostas às mulheres naquela época, Febe desempenhou um papel fundamental na igreja, sendo uma hospedeira generosa para muitos irmãos, incluindo o próprio Paulo (Hebreus 13:1-3).
Embora o motivo de sua viagem a Roma não seja mencionado, Paulo, prevendo possíveis dificuldades para uma mulher em uma igreja ainda influenciada pela cultura da época, recomenda que os irmãos a recebam bem. Ele exalta sua disposição voluntária em servir e incentiva os cristãos romanos a cuidarem dela com zelo, suprindo suas necessidades durante sua estadia (Tiago 2:16).
O exemplo de Febe é inspirador! Nada sabemos sobre sua condição social, se era viúva ou solteira e dedicada exclusivamente ao serviço de Deus. Também não se sabe se era casada, pois, naquela época, uma mulher casada dificilmente viajaria sozinha. Caso estivesse acompanhada do marido, ele provavelmente teria sido mencionado na recomendação de Paulo. A preocupação do apóstolo em pedir que a acolhessem e cuidassem dela sugere que seus recursos materiais poderiam ser limitados.
Seja como for, Febe nos ensina um belíssimo exemplo de desprendimento e amor ao próximo. Mesmo necessitando de cuidados, ela se dedicava a cuidar dos outros. Que possamos seguir esse modelo de hospitalidade e generosidade!
Deus lhe abençoe!
"A menor agência do correio pode conter uma carta que tem a possibilidade de arruinar ou abençoar uma nação. E a vida mais simples pode emitir bênçãos capazes de redirecionar um continente na direção de Deus." (Vance Havner)
ORE: Deus, ensina-nos a praticar a hospitalidade e a cuidar dos nossos irmãos, esforçando-nos para suprir suas necessidades e proporcionar-lhes uma vida digna. Amém.
Amar é também acreditar
30 Irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, peço que lutem juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor, 31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judeia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem-aceito pelos santos. 32 Isto para que, pela vontade de Deus, eu chegue à presença de vocês com alegria e possa ter algum descanso na companhia de vocês. 33 E o Deus da paz esteja com todos vocês. Amém!
1 Coríntios 13:1-13 é o mais perfeito tratado sobre o amor. Paulo desenvolve esse ensino em uma carta dirigida a uma igreja que, apesar de possuir entre seus membros todos os dons manifestados e serem considerados santos, sofria com contendas, divisões, preferências pessoais, favorecimentos, tolerância com pecados escandalosos, entre outros problemas. Isso gerou uma teia de intrigas, suspeitas e desconfianças que quase levou à ruína daquela comunidade cristã (1 Coríntios 3:3).
Na carta aos Romanos, Paulo expressa sua preocupação com a viagem que faria a Jerusalém para levar as ofertas reunidas pelos irmãos da Macedônia e Acaia. Ele pede as orações dos irmãos de Roma por dois motivos: primeiro, para que fosse protegido dos rebeldes da Judeia; segundo, para que os próprios irmãos em Cristo o recebessem bem. Seu pedido se baseava no fato de que, após deixar de ser perseguidor dos cristãos e se converter a Cristo Jesus, passou a ser visto com desconfiança. Os judeus o consideravam um traidor, enquanto muitos cristãos suspeitavam de suas verdadeiras intenções. Isso trouxe grande sofrimento a Paulo, não apenas pelas prisões e perseguições, mas porque percebeu a falta de um amor sincero da parte dos cristãos da Judeia em relação a ele (Romanos 12:9).
Entretanto, ao ler 1 Coríntios 13, compreendemos que o amor tudo crê. Amar é também acreditar no outro, mesmo quando somos chamados a ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes (Mateus 10:16).
Deus lhe abençoe!
"A suspeita subtrai, a fé adiciona, mas o amor multiplica. Ele abençoa duplamente: aquele que o dá e aquele que o recebe." - Charles Thomas Studd
ORE: Pai, não queremos viver em suspeitas e desconfianças em relação aos nossos irmãos, duvidando de sua fé e questionando sua fidelidade. Ensina-nos a amar com longanimidade. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.