Amor e energia
14 Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.
15 A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,
16 de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.
17 Portanto, eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus.
O amor que devemos praticar em relação aos nossos irmãos não nos isenta da responsabilidade de combater o pecado que nos rodeia. Amar não é ser permissivo, porque o verdadeiro amor não compactua com a perversão. Somos chamados à santidade e à pureza, e isso exige compromisso e firmeza para defender o que Deus aprova e rejeitar o que Ele reprova.
O mesmo Deus que amou o mundo nos exorta a não amar o mundo em sua corrupção. Isso significa que devemos amar o mundo como Deus amou: sacrificando-nos para que todos sejam alcançados pelo conhecimento do Evangelho de Cristo Jesus. Contudo, não podemos amar o mundo conforme nossos desejos e paixões, pois isso nos tornaria presas fáceis do pecado que nele impera (1 João 2:15-17).
É exatamente nesse ponto que surge o conflito entre o mundo e os filhos de Deus. Muitos não compreendem que nossa pregação não é um julgamento ou uma condenação, mas uma oportunidade de misericórdia e perdão. Por rejeitarmos o sistema pecaminoso deste mundo, aqueles que não têm a luz da Palavra pensam que estamos os condenando, quando, na verdade, estamos lutando para resgatá-los das trevas e arrebatá-los do fogo (Judas 1:23).
Portanto, amemos os pecadores, mas rejeitemos o pecado. Lutemos por cada vida, levando a elas o amor de Deus, para que possam herdar a vida eterna!
Deus lhe abençoe!
"Deus é Pai, mas também é Juiz. Dele vem a espada que fere, mas também o remédio que cura. A Ele pertencem as mãos que pesam, mas também os braços que levantam." — Aureliano Jr.
ORE: Deus Soberano, nós nos submetemos à Tua autoridade porque sabemos que nunca nos faltará o Teu amor. Ensina-nos a ser firmes contra o pecado, mas amorosos com o pecador. Amém.
Pregar o que vive; Viver o que prega
Viver e pregar o Evangelho requer ações condizentes com a fé. O testemunho pessoal fortalece a mensagem cristã além das palavras.
O Deus de esperança
13 Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.
A esperança que nasce do relacionamento e da comunhão com Deus é a única verdadeiramente confiável. Ela nos dá a segurança de uma vida abençoada, frutífera e vitoriosa aqui na terra, e eterna no porvir. Essa esperança não é comum, nem baseada em garantias humanas. É uma esperança sobrenatural, que independe das circunstâncias e sobrevive a qualquer situação que, de outra forma, produziria desespero (Romanos 8:24).
Esperar pelo que não se vê já é um milagre. A humanidade também tem esperança, mas sua esperança se baseia em evidências, provas, documentos e garantias visíveis. Ainda assim, a esperança humana é limitada e frágil, sujeita a mudanças e decepções (Jeremias 17:5).
A esperança que vem de Deus, porém, é certa, infalível, imutável e segura. Por isso, ela nos enche de gozo, ou seja, nos inunda com um prazer espiritual indescritível. Ela também produz paz em crença, pois nosso coração é pacificado pela fé em Cristo Jesus. Além disso, essa esperança nos faz abundar em Cristo, vivendo cheios da virtude do Espírito Santo (Gálatas 5:22).
Os três pilares da nova vida em Cristo Jesus são a fé, a esperança e o amor. A fé nos foi dada por Deus; a esperança é produzida em Deus; e o amor que nos envolve provém d'Ele. Portanto, amamos a Deus e aos irmãos porque Ele nos deu esse amor para viver. Esperamos em Deus porque Ele mesmo nos encheu de esperança. E cremos n'Ele porque fomos alcançados e convencidos pelo Seu Espírito Santo (1 Coríntios 13:13).
Como é maravilhoso ter uma esperança viva aquecendo o nosso coração! Como é glorioso saber que, em Deus, nossa esperança jamais será frustrada!
Deus lhe abençoe!
"Meu futuro é tão brilhante quanto as promessas de Deus." — Adoniram Judson
ORE: Senhor, Tu és o Deus em quem esperamos, pois em Ti jamais seremos frustrados. Dá-nos forças para continuar perseverando segundo a Tua vontade. Amém.
A recepção do reino de Deus
7 Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.
8 Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,
9 a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: "Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome".
10 E também diz: "Cantem de alegria, ó gentios, com o povo dele".
11 E mais: "Louvem o Senhor, todos vocês, gentios; cantem louvores a ele todos os povos".
12 E Isaías também diz: "Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança".
Deus recebe a todos. Ele não impede ninguém de herdar a vida eterna. A Grande Comissão de Jesus Cristo é a prova do amor universal de Deus: Ele nos ordenou a ir por todas as nações e fazer discípulos, ou seja, formar seguidores. Cristo comissionou a igreja a ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Mateus 28:19; Marcos 16:15).
Todos devem ser recebidos no Reino de Deus sem acepção de pessoas, discriminação ou preconceito. No entanto, as mesmas Escrituras que ensinam sobre a inclusão exigem que aqueles que são recebidos abandonem as práticas que a Palavra define como pecado. O céu está aberto a todos que estão dispostos a fazer a vontade de Deus e obedecer à Sua Palavra (Apocalipse 22:17).
O Evangelho é o grande milagre que torna todas as pessoas absolutamente iguais diante de Deus, pois Ele não faz acepção de pessoas. No Reino de Deus, "não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher" (Gálatas 3:28). Indo além, podemos afirmar que também não há branco nem preto, rico nem pobre, sábio nem ignorante. Todos são rigorosamente iguais diante de Deus.
Receba na terra, e será recebido no céu!
Deus lhe abençoe!
"Fazer acepção de pessoas é o mesmo que considerar que Deus tenha falhado no Seu plano criador, supostamente permitindo que alguns tenham vindo ao mundo à revelia do Seu controle. Se Jesus nos mandou ir a toda criatura, está claro que toda criatura interessa a Deus." — Anônimo
ORE: Pai, guarda-nos do pecado da discriminação, do preconceito e da acepção de pessoas. Queremos amar a todos, como Tu a todos amas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.