Reconhecimento e gratidão
25 Mas ahora parto para Jerusalem á ministrar á los santos.
26 Porque Macedonia y Acaya tuvieron por bien hacer una colecta para los pobres de los santos que están en Jerusalem.
27 Porque les pareció bueno, y son deudores á ellos: porque si los Gentiles han sido hechos participantes de sus bienes espirituales, deben también ellos servirles en los carnales.
28 Así que, cuando hubiere concluído esto, y les hubiere consignado este fruto, pasaré por vosotros á España.
29 Y sé que cuando llegue á vosotros, llegaré con abundancia de la bendición del evangelio de Cristo.
Enquanto escrevia aos Romanos uma das mais belas epístolas das Escrituras Sagradas, Paulo também estava com a mente e o coração ocupados com uma importante missão que em breve realizaria: ir a Jerusalém transmitir a ajuda providenciada pelos irmãos macedônios e acaicos. O motivo da oferta era claro: entre os irmãos de Jerusalém havia pobres que necessitavam de amparo. A oferta que providenciaram foi voluntária, sem pressão dos apóstolos, o que, aparentemente, causou grande emoção em Paulo. E o que os estimulou a fazerem isso foi ainda mais belo: eles reconheciam que, se não fosse o esforço dos irmãos de Jerusalém, liderados pelos apóstolos, talvez nunca tivessem conhecido a graça salvadora de Cristo Jesus (Efésios 2:8).
Percebamos que eles fizeram isso em retribuição aos bens espirituais que lhes foram compartilhados. Isso significa que não estavam enviando uma oferta em troca de outra anteriormente recebida, mas como um agradecimento pelo bem mais precioso que haviam recebido de Deus, por meio do trabalho dos cristãos de Jerusalém: a salvação em Cristo Jesus (1 João 3:1-24)!
Devemos ser gratos pelo esforço daqueles que nos trouxeram o Evangelho de Cristo Jesus. Precisamos reconhecer cada oração, cada lágrima, cada sofrimento e cada renúncia que fizeram para que hoje sejamos o que somos: salvos em Cristo Jesus.
Sejamos sempre agradecidos! (Colossenses 3:15).
Deus lhe abençoe!
"A gratidão é a memória do coração." (Antístenes)
ORE: Pai, reconhecemos o esforço daqueles que trabalharam para que o Teu Evangelho chegasse a nós e agradecemos a Ti por tê-los capacitado para trabalharem incansavelmente pelo Teu Reino. Dá-nos forças para fazer o mesmo. Amém.
Amar é também acreditar
Paulo ensina que amar é crer no outro. Sua necessidade de proteção e aceitação mostra a importância do amor sincero entre cristãos.
O mais legítimo estímulo missionário
21 Sino, como esta escrito: A los que no fué anunciado de él, verán: Y los que no oyeron, entenderán.
22 Por lo cual aun he sido impedido muchas veces de venir á vosotros.
23 Mas ahora no teniendo más lugar en estas regiones, y deseando ir á vosotros muchos años há,
24 Cuando partiere para España, iré á vosotros; porque espero que pasando os veré, y que seré llevado de vosotros allá, si empero antes hubiere gozado de vosotros.
O que deve nos estimular a levar a mensagem de Cristo Jesus ao mundo? Devemos exercer os nossos dons ou o nosso ministério unicamente movidos por estímulos pessoais? Devemos fazê-lo interessados em promover a nossa carreira, o nosso nome, a nossa marca ou a comunidade cristã à qual estamos ligados? Devemos levar Jesus somente se a missão for rentável, lucrativa ou vantajosa? Seria legítimo trabalhar pelo Reino dos Céus movidos por interesses terrenos (1 Pedro 5:2)?
É certo que o trabalhador é digno do seu salário; o soldado que milita merece o seu soldo; e o boi que debulha deve desfrutar da sua ração. Mas não se pode confundir o sustento provido por Deus com uma busca incontrolável por vantagens pessoais ou financeiras, tornando a santa missão da disseminação do Evangelho de Cristo Jesus apenas um meio de vida profissional. É essencial amar o que se faz para Deus e, acima de tudo, ter o Amor de Deus naquilo que se faz (2 Timóteo 2:3)!
O glamour, a fama e o dinheiro são extremamente sedutores. Quem milita pelo Reino de Deus deve manter vigilância constante para não ser enredado pela quase irresistível tentação de se colocar à frente da glória de Deus e desejar ser mais notado do que o Todo-Poderoso (Isaías 42:8).
Fazer a Obra de Deus é uma missão que nos impõe uma cruz sobre os ombros. Pode até nos trazer algum sustento da parte dos irmãos, mas jamais deve transferir para nós a glória que pertence unicamente a Deus (1 Crônicas 29:11)!
Deus lhe abençoe!
"Teremos toda a eternidade para celebrar com aqueles que trouxemos a Jesus, mas só temos o período de nossa vida para alcançá-los" (Rick Warren).
ORE: Senhor, que o nosso desejo seja o Teu desejo, que é levar o Teu Evangelho até onde ele ainda não chegou e levar o Teu Amor a todas as pessoas. Amém.
Pregar o que vive; Viver o que prega
18 Porque no osaría hablar alguna cosa que Cristo no haya hecho por mí para la obediencia de los Gentiles, con la palabra y con las obras,
19 Con potencia de milagros y prodigios, en virtud del Espíritu de Dios: de manera que desde Jerusalem, y por los alrededores hasta Ilírico, he llenado todo del evangelio de Cristo.
20 Y de esta manera me esforcé á predicar el evangelio, no donde antes Cristo fuese nombrado, por no edificar sobre ajeno fundamento:
O mau comportamento causa grandes danos ao Reino de Deus; não no sentido de colocá-lo em perigo, mas de gerar escândalos que impedem que a luz do Evangelho alcance corações. É grande a responsabilidade dos filhos de Deus em se esforçarem para viver de maneira condizente com a Sua Palavra. Testemunhar de Cristo não é uma arte da oratória ou uma missão que possa ser cumprida apenas com palavras persuasivas. O verdadeiro testemunho de Jesus se manifesta pelo Espírito e pelo poder (1 Coríntios 2:3).
Ainda que a sabedoria humana possa – e deva – ser exercitada para o enriquecimento de uma pregação, ela não deve ser a única razão que impulsiona o pregador. Os púlpitos não podem estar repletos de sermões vazios. Cada pregador do Evangelho deve buscar em Deus a sabedoria e o conhecimento que enriquecem a sua pregação, para que aqueles que ouvem sejam atraídos pela mensagem salvadora de Cristo Jesus (Atos 2:47).
Porém, essa correção não se aplica apenas aos púlpitos; a vida cristã não se resume a cultos dominicais ou semanais. Viver para Cristo significa um dia a dia repleto de oportunidades para transmitir o Evangelho. Mesmo que as oportunidades de fazê-lo por meio de palavras sejam cada vez mais escassas, podemos, a todo momento, demonstrar o amor de Deus através do nosso testemunho pessoal e da manifestação do Seu poder e autoridade em nossas vidas (Mateus 5:13-16).
Deus lhe abençoe!
“O cristão é o recurso visual que Deus traz ao palco quando Ele começa a falar à pessoa não convertida.” - Herbert Wallace Cragg.
ORE: Deus Grandioso, sabemos da nossa responsabilidade de pregar o Teu Evangelho. E sabemos que o nosso testemunho é mais poderoso do que as nossas palavras para transmitir a Tua Palavra. Capacita-nos a sempre dar bom testemunho de Ti ao mundo. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.