Amor e energia
14 Ich habe aber, meine Brüder, die feste Überzeugung von euch, daß auch ihr selbst voll Gütigkeit seid, erfüllt mit aller Erkenntnis und fähig, einander zu ermahnen.
15 Das machte mir aber zum Teil um so mehr Mut, euch zu schreiben, um euer Gedächtnis wieder aufzufrischen, wegen der Gnade, die mir von Gott gegeben ist,
16 daß ich ein Diener Jesu Christi für die Heiden sein soll, der das Evangelium Gottes priesterlich verwaltet, auf daß das Opfer der Heiden angenehm werde, geheiligt im heiligen Geist.
17 Ich habe also Grund zum Rühmen in Christus Jesus, vor Gott.
O amor que devemos praticar em relação aos nossos irmãos não nos isenta da responsabilidade de combater o pecado que nos rodeia. Amar não é ser permissivo, porque o verdadeiro amor não compactua com a perversão. Somos chamados à santidade e à pureza, e isso exige compromisso e firmeza para defender o que Deus aprova e rejeitar o que Ele reprova.
O mesmo Deus que amou o mundo nos exorta a não amar o mundo em sua corrupção. Isso significa que devemos amar o mundo como Deus amou: sacrificando-nos para que todos sejam alcançados pelo conhecimento do Evangelho de Cristo Jesus. Contudo, não podemos amar o mundo conforme nossos desejos e paixões, pois isso nos tornaria presas fáceis do pecado que nele impera (1 João 2:15-17).
É exatamente nesse ponto que surge o conflito entre o mundo e os filhos de Deus. Muitos não compreendem que nossa pregação não é um julgamento ou uma condenação, mas uma oportunidade de misericórdia e perdão. Por rejeitarmos o sistema pecaminoso deste mundo, aqueles que não têm a luz da Palavra pensam que estamos os condenando, quando, na verdade, estamos lutando para resgatá-los das trevas e arrebatá-los do fogo (Judas 1:23).
Portanto, amemos os pecadores, mas rejeitemos o pecado. Lutemos por cada vida, levando a elas o amor de Deus, para que possam herdar a vida eterna!
Deus lhe abençoe!
"Deus é Pai, mas também é Juiz. Dele vem a espada que fere, mas também o remédio que cura. A Ele pertencem as mãos que pesam, mas também os braços que levantam." — Aureliano Jr.
ORE: Deus Soberano, nós nos submetemos à Tua autoridade porque sabemos que nunca nos faltará o Teu amor. Ensina-nos a ser firmes contra o pecado, mas amorosos com o pecador. Amém.
Pregar o que vive; Viver o que prega
Viver e pregar o Evangelho requer ações condizentes com a fé. O testemunho pessoal fortalece a mensagem cristã além das palavras.
O Deus de esperança
13 Der Gott der Hoffnung aber erfülle euch mit aller Freude und mit Frieden im Glauben, daß ihr überströmet an Hoffnung, in der Kraft des heiligen Geistes!
A esperança que nasce do relacionamento e da comunhão com Deus é a única verdadeiramente confiável. Ela nos dá a segurança de uma vida abençoada, frutífera e vitoriosa aqui na terra, e eterna no porvir. Essa esperança não é comum, nem baseada em garantias humanas. É uma esperança sobrenatural, que independe das circunstâncias e sobrevive a qualquer situação que, de outra forma, produziria desespero (Romanos 8:24).
Esperar pelo que não se vê já é um milagre. A humanidade também tem esperança, mas sua esperança se baseia em evidências, provas, documentos e garantias visíveis. Ainda assim, a esperança humana é limitada e frágil, sujeita a mudanças e decepções (Jeremias 17:5).
A esperança que vem de Deus, porém, é certa, infalível, imutável e segura. Por isso, ela nos enche de gozo, ou seja, nos inunda com um prazer espiritual indescritível. Ela também produz paz em crença, pois nosso coração é pacificado pela fé em Cristo Jesus. Além disso, essa esperança nos faz abundar em Cristo, vivendo cheios da virtude do Espírito Santo (Gálatas 5:22).
Os três pilares da nova vida em Cristo Jesus são a fé, a esperança e o amor. A fé nos foi dada por Deus; a esperança é produzida em Deus; e o amor que nos envolve provém d'Ele. Portanto, amamos a Deus e aos irmãos porque Ele nos deu esse amor para viver. Esperamos em Deus porque Ele mesmo nos encheu de esperança. E cremos n'Ele porque fomos alcançados e convencidos pelo Seu Espírito Santo (1 Coríntios 13:13).
Como é maravilhoso ter uma esperança viva aquecendo o nosso coração! Como é glorioso saber que, em Deus, nossa esperança jamais será frustrada!
Deus lhe abençoe!
"Meu futuro é tão brilhante quanto as promessas de Deus." — Adoniram Judson
ORE: Senhor, Tu és o Deus em quem esperamos, pois em Ti jamais seremos frustrados. Dá-nos forças para continuar perseverando segundo a Tua vontade. Amém.
A recepção do reino de Deus
7 Darum nehmet euch einer des andern an, gleichwie auch Christus sich euer angenommen hat, zu Gottes Ehre!
8 Ich sage aber, daß Jesus Christus ein Diener der Beschneidung geworden ist um der Wahrhaftigkeit Gottes willen, um die Verheißungen an die Väter zu bestätigen,
9 daß aber die Heiden Gott loben um der Barmherzigkeit willen, wie geschrieben steht: »Darum will ich dich preisen unter den Heiden und deinem Namen lobsingen!«
10 Und wiederum spricht er: »Freuet euch, ihr Heiden, mit seinem Volk!«
11 Und wiederum: »Lobet den Herrn, alle Heiden, preiset ihn, alle Völker!«
12 Und wiederum spricht Jesaja: »Es wird aus der Wurzel Jesses sprossen der, welcher aufsteht, um über die Heiden zu herrschen; auf ihn werden die Heiden hoffen.«
Deus recebe a todos. Ele não impede ninguém de herdar a vida eterna. A Grande Comissão de Jesus Cristo é a prova do amor universal de Deus: Ele nos ordenou a ir por todas as nações e fazer discípulos, ou seja, formar seguidores. Cristo comissionou a igreja a ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Mateus 28:19; Marcos 16:15).
Todos devem ser recebidos no Reino de Deus sem acepção de pessoas, discriminação ou preconceito. No entanto, as mesmas Escrituras que ensinam sobre a inclusão exigem que aqueles que são recebidos abandonem as práticas que a Palavra define como pecado. O céu está aberto a todos que estão dispostos a fazer a vontade de Deus e obedecer à Sua Palavra (Apocalipse 22:17).
O Evangelho é o grande milagre que torna todas as pessoas absolutamente iguais diante de Deus, pois Ele não faz acepção de pessoas. No Reino de Deus, "não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher" (Gálatas 3:28). Indo além, podemos afirmar que também não há branco nem preto, rico nem pobre, sábio nem ignorante. Todos são rigorosamente iguais diante de Deus.
Receba na terra, e será recebido no céu!
Deus lhe abençoe!
"Fazer acepção de pessoas é o mesmo que considerar que Deus tenha falhado no Seu plano criador, supostamente permitindo que alguns tenham vindo ao mundo à revelia do Seu controle. Se Jesus nos mandou ir a toda criatura, está claro que toda criatura interessa a Deus." — Anônimo
ORE: Pai, guarda-nos do pecado da discriminação, do preconceito e da acepção de pessoas. Queremos amar a todos, como Tu a todos amas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.