Devocional de Hoje

Qui
Quinta
09
Jan

A louvável justiça de Deus

17 Darei graças a Jeová segundo a sua retidão, E cantarei louvores ao nome de Jeová altíssimo.

“Deus é justo!”

Certamente você já ouviu essa frase. Infelizmente, na maioria das vezes em que ela é dita, traz consigo um sentimento de revanche, de vingança ou de desforra. É certo que Deus também é vingador dos injustiçados, mas a sua justiça vai muito além dessa contrapartida.

Deus é justo porque é verdadeiro. Ele exige de nós que amemos e pratiquemos a verdade, sem distorcê-la e sem fazer dela instrumento de validação da nossa injustiça. A nossa salvação só pôde ser viabilizada porque foi baseada em Cristo Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. O diabo, o pai da mentira, é mentiroso desde o princípio, e nele não há verdade. Ele não pode tocar nos que são de Deus, porque estão fundamentados na verdade, que é Cristo Jesus (1 João 5:18).

Deus é justo porque é misericordioso. Ele não evoca a sua Justiça para causar males e danos ou para atender a caprichos próprios. Também não aplica a sua justiça para favorecer um grupo em detrimento de outro, por pura predileção ou favoritismo. Deus é absolutamente imparcial e não faz acepção de pessoas. Ele não toma o culpado por inocente, mas misericordiosamente, está sempre pronto a perdoar e preservar o arrependido (Naum 1:3).

Deus é justo porque é Santo. Ele não usa a própria justiça para esconder erros que tenha cometido; até porque, Deus nunca erra. Ele jamais justificará um erro nosso com a sua justiça, mas exigirá a reparação do dano, como fez com Davi, que recebeu o perdão do seu pecado, mas colheu o fruto da sua semeadura pecaminosa (2 Samuel 12:13,14).

Deus é justo porque não mede a nossa justiça pela sua. Ele sabe que não somos capazes de ser justos como ele é, pois a nossa justiça é semelhante a trapos de imundícia. Mas Ele, por meio de Cristo Jesus, nos justificou, isto é, nos tornou justos usando a sua Justiça para que, mesmo sem merecermos, possamos ser aceitos por ele no Reino eterno (Atos 13:39).

Combatamos o bom combate, acabemos a carreira, guardemos a fé; porque, no final, o Justo Juiz, nos dará a coroa da Vida (2 Timóteo 4:7)!

Deus lhe abençoe!

“A Justiça de Deus é o centro do seu caráter”. (Aureliano Jr.)

ORE: Pai, a nossa justiça é tão falha! Enche-nos da tua Justiça, para que possamos te agradar em tudo. Amém.

Prévia de Amanhã

Sex
Sexta
10
Jan

Coração preparado

O coração humano reflete sentimentos e deve ser mantido puro para ser morada de Deus, segundo as Escrituras.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Qua
Quarta
08
Jan

Fazer enquanto pode

5 Pois na morte não há recordação de ti, No Cheol quem te dará louvor?

A vida na Terra é um breve sopro. Embora pareça longa aos nossos olhos, com alguns alcançando décadas ou até um século, aos olhos do Deus eterno, ela é apenas um instante. É um presente valioso, dado por Deus, para vivermos segundo a sua vontade e colhermos o fruto eterno da obediência (Gênesis 4:7).

Mesmo quando pensamos em uma criança que “tem a vida toda pela frente” ou desejamos vida longa a alguém, precisamos lembrar que nossa percepção de tempo é limitada. Comparada à eternidade, a existência terrena é como um vapor que logo se dissipa (Salmos 144:4).

Depois da morte, nossas oportunidades de agir para Deus nesta vida chegam ao fim. Não há mais louvor, oração ou pregação que possamos oferecer nesta dimensão (Eclesiastes 9:10). Por isso, a vida que temos hoje é o momento para agir, amar e glorificar o Senhor com tudo o que somos.

Devemos viver de forma produtiva, com foco em fazer a vontade de Deus e em obedecer ao maior mandamento que Jesus nos deixou: amar a Deus com todas as nossas forças e ao próximo como a nós mesmos (João 13:34,35).

A vida é uma dádiva divina, um presente perfeito do Pai das luzes, em quem não há mudança ou sombra de variação (Tiago 1:17). Cabe a nós usar esse presente para refletir a glória de Deus, fazendo o bem e sendo luz em um mundo que tanto precisa da presença do Criador.

Jesus, a fonte da vida, nos prometeu vida abundante. Que possamos vivê-la com propósito e gratidão!

Deus lhe abençoe!

“Viver é a missão mais emocionante que o Criador deu à criatura.” (Autor desconhecido)

ORE: "Deus, agradecemos pelo dom precioso da vida. Dá-nos sabedoria para vivê-la de forma que tua glória se manifeste através de nós. Amém."

Devocional de Anteontem

Ter
Terça
07
Jan

Comece bem o dia

3 Ouvirás de manhã a minha voz, Jeová; De manhã te apresentarei a minha oração, e ficarei de vigia.

Quem não deseja começar o dia com ânimo, alegria e disposição para enfrentar os desafios? Contudo, nem todos conseguem. Muitos acordam sobrecarregados pelas lutas da vida, mal descansados, sem esperança e carregando o peso de mais um dia difícil (Gênesis 47:9).

Mas começar bem o dia vai além de uma boa noite de sono ou de um café da manhã nutritivo. A saúde do corpo, por mais importante que seja, não pode substituir a saúde da alma. Muitos vivem suas vidas ocupados com o exterior, rindo e se distraindo, enquanto a alma clama por cuidado e atenção (Salmos 42:11).

A chave para começar bem o dia está em dedicar o primeiro momento ao Senhor. A oração nos conecta à verdadeira fonte de vida e renova nossas forças. Quando nos voltamos a Deus pela manhã, encontramos direção para os desafios e sabedoria para as decisões que virão (2 Crônicas 20:12).

Além de orar, é essencial vigiar. Ser prudente nas ações, sábio nas palavras e paciente nos contratempos é vital. Quem ora e vigia vive com equilíbrio, sempre atento aos perigos e preparado para enfrentá-los com serenidade (Mateus 26:41).

Se desejamos ser bem-sucedidos, não podemos excluir Deus de nossa rotina. Ele deve ser nosso guia, nosso amigo mais próximo e o protetor das nossas almas. Com Ele em nossa vida, enfrentaremos qualquer tempestade com segurança, sabendo que Ele é nossa fortaleza e nosso refúgio (Salmos 118:6).

Deus lhe abençoe!

“Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firmes e os joelhos vacilantes.” (John Wesley)

ORE: "Senhor, cuida de nós como só Tu sabes cuidar. Ensina-nos a começar cada dia em tua presença e a depender de Ti em tudo o que fizermos. Amém."


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.