Devocional de Hoje

Seg
Segunda
14
Abr

Coando mosquitos, engolindo camelos

13 Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda.

14 Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura.

15 Ora, se por uma questão de comida entristeces o teu irmão, já não vives segundo a caridade. Pela comida não causes a perdição daquele por quem Cristo morreu!

16 Não venha a tornar-se objeto de calúnia a tua vantagem.

17 O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo.

18 Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens.

É impressionante o tempo que desperdiçamos discutindo questões secundárias que nada contribuem para o nosso crescimento espiritual. Muitas vezes, ferimos nosso irmão ao julgá-lo por detalhes que dizem respeito apenas à sua vida, quando, na verdade, deveríamos orar por ele e ampará-lo com amor (Tiago 5:16).

Gastos uma energia preciosa debatendo sobre o que comer, o que vestir, o que fazer, gerando conflitos desnecessários e, pior, afastando nossos irmãos do amor de Deus com nossa atitude julgadora (Mateus 7:1-5).

Jesus, quando teve a oportunidade de julgar alguém segundo os padrões humanos, afirmou: "Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo." (João 8:15). Ele declarou que seu julgamento não era baseado na carne, mas no Pai, que está no céu (João 8:16). Isso ficou evidente quando trouxeram a Ele uma mulher flagrada em adultério, esperando que Ele a condenasse. Mas, com misericórdia, Jesus disse: "Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais." (João 8:10,11).

Não devemos ocupar nosso tempo coando mosquitos e engolindo camelos (Mateus 23:24,25), desperdiçando energia em discussões que não edificam e ainda prejudicam nossos irmãos. Fomos chamados para abençoar, não para condenar (Romanos 12:14).

Deus lhe abençoe!

"Os rudes entalhes da repreensão têm o único objetivo de nos colocar no prumo, para que sejamos utilizados no edifício celestial." — D. L. Moody

ORE: Pai, ensina-nos a ocupar nosso tempo na adoração e no serviço a Ti, e a gastar nossas energias no amor ao próximo. Amém.

Prévia de Amanhã

Ter
Terça
15
Abr

Pacificar e edificar

A fé cristã busca promover a paz e edificar a igreja, mesmo em meio a conflitos e perseguições, com foco em mansidão e amor.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Dom
Domingo
13
Abr

P'ra não passar vergonha no tribunal

10 Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que desprezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus.

11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus {Is 45,23}.

12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

13 Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda.

Por que Deus reprova o julgamento dos homens em relação aos outros? Primeiro, porque o nosso padrão de justiça é afetado pela nossa natureza pecaminosa (Romanos 12:19). Segundo, porque o juízo pertence somente a Deus e não aos homens (Salmos 75:7,8). Terceiro, porque todos nós compareceremos diante do Todo-Poderoso para prestar contas da nossa própria vida (2 Coríntios 5:10,11; Apocalipse 20:11-15). Quarto, porque nenhum de nós será advogado de alguém, nem poderá buscar outro pecador para nos defender.

Somente os que entregaram sua vida a Cristo Jesus terão o Divino Advogado ao seu lado no dia do juízo. E feliz será aquele que comparecer com Ele, sendo justificado diante do Todo-Poderoso (1 João 2:1)!

A maneira mais simples de sermos aprovados por Deus em nossa vida diária é não julgar ninguém segundo nossos frágeis padrões de justiça, mas viver de tal forma que não sejamos tropeço ou escândalo para ninguém. Isso não significa sermos coniventes com o erro, mas sim rejeitar o erro sem rejeitar o pecador, lutando com amor e paciência pelo seu arrependimento e volta ao primeiro amor (Judas 1:23).

Deus lhe abençoe!

"É aterrador saber que, com a medida que julgarmos, seremos igualmente julgados! Por outro lado, é consolador compreender que Deus faz de tudo para nos livrar desse peso, quando, insistentemente, nos adverte sobre esse terrível pecado, que é julgar as pessoas segundo os nossos falhos padrões de justiça." — Aureliano Jr.

ORE: Pai, perdoa-nos por todas as vezes que nos consideramos tão justos a ponto de nos sentirmos no direito de condenar alguém. Nossa missão é anunciar a salvação, e não impedi-la. Amém.

Devocional de Anteontem

Sáb
Sábado
12
Abr

O Senhor de todos

9 Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

Por meio do sacrifício supremo ao qual o Senhor Jesus Cristo se submeteu — morrendo na cruz do Calvário e ressuscitando ao terceiro dia — Deus, o Pai, o constituiu Senhor sobre vivos e mortos. Jesus se assenhoreou da vida; por isso, ele mesmo se identifica como a Vida (João 14:6). Ele venceu a morte e, ainda que os filhos de Deus estejam sujeitos à morte física, já estão livres do poder da morte eterna (João 11:25,26). Antes condenados à perdição, agora somos salvos em Cristo Jesus!

Essa verdade é consoladora e motivadora! Ela nos impulsiona a viver uma vida santa, pura e em comunhão com Deus. Fomos resgatados da morte em delitos e pecados, tirados das trevas e iluminados por Sua maravilhosa luz. Antes, nossos nomes estavam escritos na macabra lista dos condenados, destinados a uma eternidade sem Deus; mas, em Cristo Jesus, fomos comprados por Seu sangue e agora temos nosso nome registrado no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 20:12-15)!

Jesus, o Cristo de Deus Pai, é Senhor sobre todos! Sobre aqueles que o servem e o buscam, seu senhorio conduz à vida eterna. Entretanto, sobre aqueles que o rejeitam, o seu senhorio trará juízo eterno. O Evangelho é o anúncio desse senhorio, do qual ninguém pode escapar. A mensagem é clara: para os que creem, há salvação; para os que rejeitam, há condenação (Marcos 16:15,16). Essa é uma verdade dura, mas, ao mesmo tempo, é confortante saber que existe uma solução para o problema da nossa pecaminosidade. Nós somos o problema, mas Jesus é a solução! (Apocalipse 13:8).

Deus lhe abençoe!

"Em Sua vida, Cristo é um exemplo que nos mostra como viver; em Sua morte, um sacrifício satisfatório por nossos pecados; em Sua ressurreição, um vencedor; em Sua ascensão, um Rei; em Sua intercessão, um Sacerdote." – Martinho Lutero

ORE: Jesus, Te adoramos e rendemos a Ti louvor e honra, pois Tu és Senhor sobre todas as coisas. Estás assentado à direita de Deus Pai e tens em Tuas mãos todo o poder nos céus e na terra. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.

Devocional Diário