A maior demonstração de força
1 Nós, que somos os fortes, devemos suportar as fraquezas dos que são fracos, e não agir a nosso modo.
2 Cada um de vós procure contentar o próximo, para seu bem e sua edificação.
3 Cristo não se agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: Os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim {Sl 68,10}.
A natureza é regida pela força, e os homens não são diferentes. Muitos buscam demonstrar força para impor respeito. Desde os impérios antigos até os países modernos, a imposição do poder tem sido feita por meio da força militar e do medo. Da mesma forma, as pessoas estão cada vez mais focadas em atividades que lhes proporcionem status e superioridade. O mundo está se tornando mais violento e sem paz, pois aqueles que se consideram fortes acabam adotando posturas agressivas e beligerantes.
As Escrituras nos exortam a sermos fortes e corajosos (Josué 1:9). Devemos estar preparados para enfrentar os desafios que surgem em nossa caminhada de fé em Cristo Jesus. Não podemos ser tímidos no exercício da fé, nem nos envergonhar do Evangelho. Se realmente sabemos em quem temos crido e confiamos que Ele é poderoso para guardar a nossa vida, devemos nos portar como fortes, e não como fracos diante das adversidades (Provérbios 24:10).
Entretanto, a maior demonstração de força na vida cristã não está em impor poder sobre os mais fracos, mas sim em suportar seus fardos e ajudá-los a se fortalecer. Isso não significa relativizar a prática do mal ou considerar a fraqueza como uma virtude a ser exaltada entre os filhos de Deus. Devemos continuar zelosos pela pureza e santidade, perseverando na comunhão com Deus, ao mesmo tempo em que expressamos amor e paciência para com nossos irmãos.
Deus lhe abençoe!
"Se você ama uma pessoa porque ela está sempre tentando lhe agradar e só faz o que você quer que ela faça, isso não é amor. Não passa de uma forma disfarçada de amor por si próprio." — Harold S. Kushner
ORE: Deus Poderoso, a força e o poder estão em Ti, e nada escapa das Tuas mãos. Mas, amorosamente, Tu nos sustentas em nossas fraquezas e impossibilidades, cuidando de nós como filhos amados. Ensina-nos a exercer a verdadeira força que vem de Ti, suportando nossos irmãos com amor. Amém.
A lição da paciência
A paciência divina demonstra confiança nos planos de Deus. Aprender a esperar com fé, assim como Ele, é uma lição valiosa. Amém.
O extremo esforço do amor
21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem outra coisa que para teu irmão possa ser uma ocasião de queda.
Dizer que o cristão deve praticar o amor ao próximo é quase redundante, pois servimos a um Deus que é amor. Além disso, amar a Deus e ao próximo é um dos fundamentos da fé cristã. Nos Evangelhos, nas Epístolas e até mesmo no Antigo Testamento, vemos o amor de Deus constrangendo corações a amar também (Mateus 22:37-39).
O amor não é apenas um sentimento passageiro, baseado em momentos de emoção ou gestos superficiais. De acordo com as Escrituras, amar é um ato de entrega sacrificial a Deus e aos irmãos. É abrir mão de si mesmo para alcançar e edificar o próximo (Romanos 12:10).
O amor cristão, embora não se confunda com paixões humanas, manifesta-se de maneira intensa e inegociável em prol do bem do outro. O maior exemplo disso vem do próprio Deus e de Seu Filho, Cristo Jesus, que foi ao extremo de dar a própria vida em sacrifício para resgatar todos os que creem n’Ele. Os discípulos, capacitados pelo Espírito Santo, seguiram esse exemplo de amor abnegado, enfrentando até a morte para levar a Palavra de Salvação a quantos puderam alcançar. A história da Igreja é repleta de demonstrações extremas de amor a Deus e ao próximo, com cristãos sempre na linha de frente de uma batalha que não é violenta, mas sim espiritual e justa (2 Timóteo 4:7).
Quando Paulo afirma que é bom evitar qualquer atitude que possa levar um irmão ao tropeço ou escândalo, ele demonstra o quanto o amor deve ser levado a sério. Mesmo em questões aparentemente pequenas, devemos agir com zelo e cuidado para preservar a vida espiritual dos nossos irmãos.
Deus lhe abençoe!
"Se tirarmos de nossas ações o amor, que é o elemento essencial de tudo, elas se tornarão semelhantes a um carro sem rodas, um trem sem máquinas, um avião sem asas, uma casa sem alicerces." — Charles Rozel Swindoll
ORE: Deus de Amor, queremos aprender contigo a amar como Tu amas—esse amor incondicional e sacrificial, que não poupou nem mesmo Teu próprio Filho por nós. Sabemos que, por nós mesmos, não conseguimos, mas com Teu amor em nós, podemos amar. Amém.
Pacificar e edificar
19 Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação.
A fé cristã não combina com relacionamentos conflituosos. Todas as vezes que o Cristianismo entrou em conflito com outros grupos humanos, saiu extremamente debilitado. Isso não quer dizer que os cristãos devem aceitar passivamente todas as coisas (1 Tessalonicenses 5:21), nem significa que, nos conflitos gerados contra eles, tenham agido de forma errada ou provocativa (Mateus 5:11,12). Há situações em que os cristãos precisam, sim, se posicionar com firmeza e gravidade, mas sempre procurando fazê-lo com mansidão e na busca da promoção da paz (Romanos 12:18).
A igreja de Cristo Jesus é edificada sobre alicerces de paz. Isso pode parecer contraditório e paradoxal ao examinarmos a História e vermos quantas lutas e perseguições os cristãos têm enfrentado ao longo dos séculos (João 16:33). O próprio Cristo Jesus, enquanto esteve fisicamente na terra, foi sistematicamente perseguido, caluniado e sofreu toda sorte de oposição (João 5:18-26). Entretanto, nenhuma das adversidades que ele enfrentou foi causada por sua iniciativa ou comportamento (Marcos 14:51-72). Ele é o Príncipe da Paz, e isso, por si só, já demonstra o quanto se opõe a comportamentos beligerantes no meio do seu povo (Isaías 9:6).
Os cristãos são comparados a tijolos que compõem o grandioso edifício do Reino de Deus (1 Coríntios 3:9). Esses tijolos são amalgamados pelo Espírito Santo, o nosso Consolador Divino (Romanos 8:11). Essa interação, fortalecida pelo amor de Deus em nossos corações, forma o edifício da paz de Deus, que excede todo entendimento (Filipenses 4:7).
Trabalhemos incansavelmente pela paz, buscando uma vida harmoniosa com os nossos irmãos e uma caminhada quieta e sossegada neste mundo.
Deus lhe abençoe!
"Estar em paz é estar em Deus. A paz sem Deus não passa de breves momentos de sossego. A paz com Deus é a quietude da comunhão com Ele e com nossos irmãos." — Aureliano Jr.
ORE: Poderoso Deus da Paz, queremos receber de Ti um espírito pacificador e um coração edificador. Mostra-nos o caminho da paz, para que o trilhemos até o fim. Livra-nos de ter um espírito belicoso e agressivo, que em nada contribui para o crescimento do Teu Reino. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.