Devocional de Hoje

Dom
Domingo
30
Mar

Benignidade: a prática do bem sem olhar a quem!

17 Đừng lấy ác báo ác cho ai cả; hãy làm điều thiện trước mặt mọi người.

A prática do bem é uma responsabilidade humana universal. Independentemente de crença ou fé, todas as pessoas devem pautar sua vida pela prática de boas ações que impactem positivamente a vida de outros. A prática do bem é tão essencial à vida humana que muitas religiões acreditam que as boas obras são suficientes para alcançar a vida eterna.

Fazer o bem traz uma sensação de prazer e alegria. Afinal, é gratificante ser útil e ajudar os outros! No entanto, o verdadeiro desafio surge quando somos chamados a fazer o bem a quem nos faz mal. A verdadeira benignidade cristã nos chama a retribuir o mal com o bem, continuando a prática do bem, mesmo diante do sofrimento (Mateus 5:44).

Jesus é o exemplo perfeito dessa benignidade altruísta e incondicional. Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam (João 1:11). Ele trouxe paz e boa vontade aos homens, mas muitos o rejeitaram e até se opuseram a Ele. Ele veio oferecer perdão e a chance de reatar a amizade com Deus aos homens que eram inimigos de Deus (Mateus 4:17).

Fazer o bem, especialmente para aqueles que se opõem a nós, é uma poderosa maneira de transmitir o Amor de Deus. Embora boas obras não possam salvar ninguém, elas são uma expressão do amor que Deus derramou em nossos corações, e podem abrir portas para que um coração endurecido reconheça que Deus é Amor (1 João 4:16).

Pratique o bem, sem olhar a quem!

Deus lhe abençoe!

"A grande façanha da vida é compreender que é possível fazer o bem, mesmo não sendo bom, porque não há ninguém bom, a não ser o nosso Deus. E é a bondade de Deus que se revela em nossos atos de benignidade." (Aureliano Jr.)

ORE: Deus Benigno, capacita-nos a fazer o bem em qualquer circunstância, independentemente de quem seja a pessoa que necessite de nossos atos de bondade. Amém.

Prévia de Amanhã

Seg
Segunda
31
Mar

A paz possível

A busca pela paz é vital, mas desafiante. Cristãos devem ser pacificadores, apesar dos conflitos, com a paz de Deus como guia.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sáb
Sábado
29
Mar

A unidade do corpo de Cristo

16 Hãy sống hòa thuận với nhau. Đừng lo nghĩ những chuyện cao xa, nhưng hãy tự hạ, hòa mình với những người hèn mọn. Đừng tự cho mình là khôn ngoan.

A unidade é fundamental para o bom funcionamento do Corpo de Cristo, a Igreja. Desde o início, logo após o Pentecostes, o escritor do livro de Atos descreve a Igreja como um grupo unânime, onde todos tinham tudo em comum (Atos 2:42). No entanto, com o tempo, essa unidade começou a enfraquecer, colocando em risco a integridade do Corpo de Cristo. Vemos Paulo expressando preocupação com isso ao escrever à igreja de Éfeso (Efésios 4:3-13) e insistindo no mesmo tema com os irmãos de Filipos (Filipenses 2:1-5). A sua carta aos romanos também destaca a necessidade de unidade. Em várias de suas epístolas, Paulo manifesta essa preocupação, sugerindo que o Novo Mandamento deixado por Jesus começou a ser negligenciado ao longo do tempo (Apocalipse 2:4).

Viver em unidade não significa apagar a nossa individualidade. Ser unânimes não implica que todos devam ter as mesmas opiniões, mas sim que, por meio do Espírito Santo, podemos viver em harmonia, respeitando as diferenças. A unidade da Igreja não exige uniformidade de pensamentos, mas sim a capacidade de agir em conjunto, mesmo quando discordamos em certos pontos. A Bíblia nos ensina que cada um deve examinar a si mesmo (1 Coríntios 11:28) e que daríamos conta de nós mesmos diante de Deus (Romanos 14:12). Portanto, a unidade não é sobre apagar as individualidades, mas sobre buscar, juntos, a vontade de Deus.

Fomos chamados para viver em unidade. Fomos preparados para praticar a unanimidade no Espírito. O Corpo de Cristo é um só, e nós fazemos parte dele, com a diversidade de dons e talentos, mas sempre com um único propósito: glorificar a Deus.

Deus lhe abençoe!

"Deus está mais interessado no amor entre os membros de Sua família do que na inerrância das opiniões desses irmãos." (Paul E. Bilheimer)

ORE: Deus de Amor, una-nos por meio do teu Espírito Santo que habita em nós. Queremos ser unânimes no desejo de cumprir a tua vontade. Amém.

Devocional de Anteontem

Sex
Sexta
28
Mar

Solidariedade e empatica

15 Hãy vui với những người vui, khóc với những người khóc.

Solidariedade e empatia são duas palavras próximas, mas com significados distintos: a solidariedade refere-se ao compromisso de estar disponível para ajudar o próximo em suas necessidades, enquanto a empatia vai além, indicando a disposição de se colocar no lugar do outro, a ponto de compartilhar suas alegrias e tristezas.

Por exemplo: quando algo ruim acontece com alguém, podemos ser solidários, oferecendo palavras de apoio e ajuda material, ou, movidos por um amor que transcende nossa compreensão, podemos nos colocar no lugar da pessoa, como se o que a aflige também nos afligisse.

Jesus não foi apenas solidário com os que sofriam; Ele curava os enfermos, alimentava os famintos e aliviava os que estavam sobrecarregados. Mais do que isso, Ele se compadecia profundamente. Ele chorava quando via a dor dos outros (João 11:35) e sofria ao ver as pessoas como ovelhas sem pastor (Marcos 6:34). Jesus não foi apenas uma figura histórica que cumpriu uma missão; Ele viveu cada dor, a ponto de carregar sobre Si nossas enfermidades e ser ferido para que fôssemos sarados (Isaías 53:4,5).

A vida cristã não é sobre teorizar o amor. Podemos aprender sobre ele em estudos e debates, mas a verdadeira prática só acontece quando saímos de nossa zona de conforto e nos envolvemos genuinamente com o sofrimento e a alegria dos outros.

Deus lhe abençoe!

"Deus permite que um sofra para que milhares não sofram. O sofrimento nos transforma em refúgio para aqueles que não têm com quem contar, na hora que precisam de um ombro para chorar." (Aureliano Jr.)

ORE: Deus Amoroso, Tu és o nosso refúgio e fortaleza, nosso socorro na hora da angústia. Ensina-nos a ser solidários e empáticos, chorando com quem chora e celebrando com quem se alegra. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.