Primeiro de dois livros, aqui podemos conhecer a história de Samuel, importante profeta e o último juiz. Nesse livro, acompanhamos a transição do período de juízes para o período de reis.
A história se inicia com o pedido de Ana ao Senhor para que tivesse um filho. O pedido é atendido e ela dá a luz à Samuel. Durante a infância, Samuel é apresentado no tabernáculo para servir aos cuidados do sumo sacerdote Eli.
Samuel tem um importante papel na recuperação da fé em Deus dos israelitas; ele prega para que o povo deixe de adorar outros deuses e volte a servir ao Senhor.
Ao longo dos 31 capítulos acompanhamos também a vontade do povo de Israel em ter um rei, assim como as outras nações tinham. Samuel não se contenta com o pedido, mas Deus concede um rei ao povo, designando Samuel a instruir Saul, o escolhido para ser o rei. Saul tem um bom reinado, mas ao desobedecer ao Senhor, passa a ser rejeitado por Ele.
Após o reinado de Saul, Deus pede a Samuel que instrua um novo homem para ser o próximo rei, o escolhido é Davi. Já em seu reinado, Davi derrota Golias e, assim, é aclamado pelo povo, obtendo diversos apoiadores. Porém, Saul, com inveja do novo rei, tenta matar Davi. Após diversas tentativas fracassadas, durante uma batalha contra os filisteus, Saul comete suicídio após ser encurralado.
Portanto, neste livro podemos acompanhar a história de Samuel a sua importância na restituição da fé e fidelidade dos israelitas perante o Senhor e como ele O auxilia na instrução dos reis que governariam o povo de Israel.