Quinquagésimo quarto livro da Bíblia e décimo quinto do Novo Testamento, na 1a carta a Timóteo acompanhamos os conselhos dados pelo apóstolo Paulo a Timóteo sobre suas responsabilidades na igreja de Éfeso. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo.
Ao longo dos seis capítulos conhecemos um pouco da história de Timóteo, um jovem pastor grego, filho de um homem grego e uma mulher judia. Era considerado como um filho para o apóstolo Paulo, tendo o auxiliado durante sua uma viagem missionária.
Neste livro, o apóstolo alerta Timóteo sobre as falsas doutrinas, não deixando que ensinamentos errados fossem dados aos cristãos. Paulo também o instrui sobre diversos assuntos, como: a importância e necessidade da oração e adoração, mostrando que Cristo é o nosso mediador com Deus; o reconhecimento e as características de um supervisor para a igreja, o auxílio e responsabilidade dos irmãos com os idosos, viúvas e servos.
Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados pelo apóstolo Paulo a Timóteo em relação aos cuidados e administração da igreja, alertando- o sobre as falsas doutrinas praticadas. Paulo também o orienta a manter-se firme em sua fé e nos ensinamentos do Senhor, para que possa cuidar corretamente da igreja.
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas seja o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4:12)