Sexagésimo primeiro livro da Bíblia e vigésimo segundo do Novo Testamento, nesta segunda carta continuamos a acompanhar os conselhos de Pedro para os cristãos. Aqui, sua preocupação era alertar a todos sobre a vinda de falsos mestres. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Pedro; ele escreveu pouco antes de sua morte em Roma.
Ao longo dos três capítulos vemos o empenho de Pedro em mostrar aos cristãos a importância de manterem-se firmes na fé no Senhor, pois eles enfrentariam grandes dificuldades, assim como a vinda de falsos mestres e de falsas doutrinas que poderiam interferir no meio dos cristãos. “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. (2 Pedro 2:1)
O apóstolo também incentiva os cristãos a seguirem sempre os mandamentos do Senhor, para viverem conforme os seus ensinamentos, não sendo influenciados por outros homens e suas falsas doutrinas. Tais falsos mestres negariam o Senhor, blasfemando “o caminho da verdade” (2 Pedro 2:2) e duvidando da vinda dEle.
Pedro também encoraja os cristãos a crescerem na fé em Cristo e a manterem uma vida santa até a vinda do Senhor para buscar Sua igreja.
Portanto, neste livro o apóstolo Pedro encoraja os cristãos a manterem-se fortes na fé e nos ensinamentos do Senhor, para que não sejam influenciados por falsos mestres. Além disso, devem crescer em sua fé até o retorno dEle. “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz”. (2 Pedro 3:14)