Sexagésimo sexto livro da Bíblia e vigésimo sétimo do Novo Testamento, neste livro acompanhamos a “revelação de Jesus Cristo” dada ao apóstolo João pelo Senhor para que ele mostrasse os acontecimentos que ocorreriam na Terra após a retirada de Sua igreja do mundo, incluindo a volta de Cristo. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo João.
Ao longo dos 22 capítulos, vemos inicialmente mensagens direcionadas as sete igrejas na Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. O apóstolo aconselha a todos a manterem-se firmes na fé, permanecendo longe das tentações de satanás; ele também convida a todos a arrependerem-se dos seus pecados e crerem em Cristo para que possam desfrutar da salvação. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Apocalipse 3:20-22)
Neste livro encontramos diversos avisos sobre o fim dos tempos e do julgamento de Deus; também nos é mostrado as glórias que aqueles que creem no Senhor receberão.
João tem algumas visões sobre o trono do Senhor, do Cordeiro de Deus e a abertura do Livro da vida, que continha sete selos, feita pelo Cordeiro. Aqueles que possuíam o selo em suas testas, teriam o amor e proteção de Deus.
No decorrer do livro, o apóstolo João utiliza diferentes símbolos para retratar diversos acontecimentos, como: guerras, devastações e pragas que atingiriam a terra; o momento em que a besta se estabelece na Terra, é adorada pelo povo e eles recebem a sua marca; a batalha de Armagedom; a queda de Satanás e a sua prisão no abismo por mil anos; o reino de Deus e a natureza da cidade eterna do Senhor.
Ao escrever Apocalipse, João nos alerta sobre a vinda do Senhor, mostrando que as profecias relacionadas a Cristo são cumpridas. O apóstolo revela um último chamado do Senhor para que possamos nos arrepender dos nossos pecados, podendo, assim, desfrutar da vida eterna e do amor de Deus. “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. (Apocalipse 22:12-14)