Quinto livro da Bíblia, no livro de Deuteronômio acompanhamos os discursos de Moisés aos israelitas nas planícies de Moabe, antes de entrarem na Terra Prometida, lembrando-os das leis e do poder de Deus.
O livro pode ser dividido em três sermões de Moisés ao povo: o primeiro lembra aos israelitas dos 40 anos de caminhada pelo deserto e o que percorreram até chegarem à Terra Prometida; o segundo, lembra ao povo da importância das leis ditas por Deus no Monte Sinai e o terceiro, uma lembrança das benções que Deus proporciona diante da obediência do povo. Moisés lembra a todos da santidade de Deus, de Sua fidelidade com o povo e das bençãos e advertências que Ele pode proporcionar.
Ao longo dos 34 capítulos, podemos acompanhar também a criação do Código Deuteronômico, conjunto de leis direcionadas aos israelitas, que continha regulamentos sociais, o modo como o povo deveria comportar-se em Canaã e a nomeação de líderes comunitários.
Devido a uma desobediência, Moisés é proibido de entrar na Terra Prometida, mas o Senhor o acompanha até o Monte Nebo para lhe mostrar o lugar que ocupariam. Ainda no Monte, e na presença de Deus, o profeta morre. Josué é escolhido como o sucessor de Moisés.
Portanto, no livro de Deuteronômio entendemos, através dos discursos de Moisés, a importância da obediência a Deus e de Suas leis, das bençãos e advertências que Ele pode conceder.