Décimo sétimo livro da Bíblia, neste livro acompanhamos a história da jovem judia Ester ao tornar-se a nova esposa do rei da Pérsia. O rei Assuero fica descontente com o comportamento de sua esposa, a rainha Vasti e decide destituí-la. Desse modo, Ester é a escolhida para ser a nova esposa do rei.
Ao longo dos 10 capítulos acompanhamos a história de Ester e sua luta para salvar o povo de Israel das tentativas de destruição de Hamã, ministro do rei persa. O rei Assuero ordena que todos se curvassem diante de Hamã e seu pedido é atendido pelos servos do palácio, exceto por Mardoqueu, primo e pai adotivo de Ester, que se nega a atender a ordem e não se curva perante o ministro. Hamã, se enfurece com a atitude e, ao descobrir que Mardoqueu é judeu, arma um plano para matar todos os judeus que viviam na região.
A fim de parar o plano elaborado por Hamã, Ester, que não podia estar na presença de Assuero sem ser convidada, arrisca-se e se apresenta diante do rei. O rei recebe Ester e aceita participar de um banquete que contaria com a presença de Hamã. No dia seguinte ao banquete, Ester revela ao rei os planos de Hamã de destruir os judeus e o rei, ao saber de tudo, ordena que o ministro seja morto.
Com a morte de Hamã, é instaurado o Purim, festa celebrada pelos judeus em comemoração a salvação dos planos do ministro do rei.
Portanto, neste livro acompanhamos o esforço de Ester em salvar os judeus dos planos do inimigo e conhecemos sobre a instauração da festa de Purim.
Por mais que o nome de Deus não seja citado ao longo do livro, sabemos que Ele está presente em todos os momentos e salva o povo de Israel através de Ester, sendo evidente o cuidado que tem com todos.