Sexagésimo quinto livro da Bíblia e vigésimo sexto do Novo Testamento, neste livro acompanhamos os conselhos de Judas aos cristãos. A autoria do livro é atribuída a Judas, que se identifica como irmão de Tiago. Jesus também tinha um irmão chamado Tiago, sendo possivelmente Jesus e Judas também irmãos.
Através de um capítulo vemos os alertas dados por Judas aos cristãos com a chegada do fim dos tempos. Ele aconselha a todos a batalharem pela fé, sendo fiéis a Deus e tendo cuidado com os falsos mestres que surgiam na igreja e que negavam a Deus.
Judas também alerta em relação ao juízo de Deus sobre aqueles que não creem e se afastam do Senhor, dando como exemplo a destruição de Sodoma e Gomorra. “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”. (Judas 1:7)
Por fim, Judas estimula os cristãos a manterem-se firmes na fé no Senhor.
“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna”. (Judas 1:20,21)
Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados aos cristãos para que todos batalhem pela fé e sejam atentos em relação ao surgimento de falsos mestres e suas doutrinas. Judas guia os cristãos para que mantenham- se firmes nos ensinamentos do Senhor e na vida cristã.