Trigésimo segundo livro da Bíblia, neste livro acompanhamos a história de Jonas e todas as situações que enfrentou ao inicialmente se recusar a ir para Nínive a pedido de Deus. A autoria do livro é atribuída a Jonas.
Ao longo de quatro capítulos vemos que o Senhor escolhe Jonas para que ele vá a Nínive pregar sobre o arrependimento e amor de Deus para a população; mas Jonas recusa o pedido por temer que o povo o considere como inimigo. Com isso, ele foge em um barco para outra cidade. Mas uma tempestade atinge o barco e Jonas, por ser considerado o causador do problema, é lançado ao mar e acaba sendo engolido por um grande peixe, ficando no ventre do animal por três dias e três noites.
Durante esse tempo, Jonas se arrepende de suas atitudes e da recusa ao pedido do Senhor e acaba sendo liberado do ventre do animal. Assim, ele decide ir para Nínive e prega a todos sobre a necessidade do arrependimento e das consequências que o pecado traria para todos. Os ninivitas se arrependem e Deus os livra do castigo que seria dado.
Portanto, neste livro podemos acompanhar as histórias vivenciadas por Jonas, trazendo como importante lição a segunda chance que Deus concede para aqueles que se arrependerem dos seus pecados, podendo, assim, desfrutar da Sua misericórdia e Seu amor.