Vigésimo quinto livro da Bíblia, no livro de lamentações acompanhamos as consequências geradas pela falta de fé e uma vida de adoração a Deus pelo povo de Jerusalém. Neste livro, os capítulos foram construídos em forma de poema, tendo como possível autor o profeta Jeremias.
Ao longo dos cinco capítulos podemos entender que os israelitas ainda viviam em oposição aos ensinamentos de Deus. A rebeldia do povo, a idolatria a outros deuses e o não arrependimento deles faz com que Deus puna os israelitas. Com isso, a cidade de Jerusalém é invadida e destruída pelos babilônios.
O profeta Jeremias, que anteriormente aconselhou a todos a se voltarem para Deus, escreve o livro como forma de lamentar o ocorrido com Jerusalém, reconhecendo os pecados cometidos pelo povo. Mas também, mostra-se esperançoso de que o Senhor perdoe o povo e que eles voltem aos ensinamentos de Deus.
Portanto, no livro de lamentações podemos acompanhar as consequências e o sofrimento enfrentado pelo povo de Israel ao se rebelarem contra os ensinamentos do Senhor. Tudo isso nos mostra a importância de vivermos voltados para os mandamentos de Deus.