Trigésimo quarto livro da Bíblia, neste livro acompanhamos a história de Naum e suas profecias em relação à Nínive, capital da Assíria. Os ninivitas não eram os mesmos que se arrependeram através das profecias de Jonas.
Ao longo de três capítulos podemos acompanhar as profecias ditas por Naum. O povo de Nínive teve a chance de se arrepender dos pecados e voltar suas vidas a Deus anos antes com a ida do profeta Jonas.
Naum não mais chama o povo para o arrependimento, ele prega ao povo de Judá, oprimidos pela Assíria, que os assírios serão castigados devido as suas ações; eles seriam julgados por Deus por voltarem aos pecados, ao uso de violência e adoração a outros deuses. O profeta adverte o povo de Nínive para o julgamento e ira de Deus.
Portanto, neste livro vemos a ida do profeta Naum a Nínive com a missão de alertar ao povo do julgamento de Deus devido as ações que possuíam. Nínive não seguia mais os caminhos do Senhor. O profeta mostra a todos que a consequências dos atos de todos seria a destruição. Deus destruiria aqueles que se voltavam contra ele e salvaria os justos.