Décimo sexto livro da Bíblia, no livro de Neemias continuamos acompanhando o retorno do povo a Jerusalém e a reconstrução de Jerusalém.
Ao longo dos 13 capítulos vemos os esforços de todos para que a cidade fosse reconstruída e se torna-se um lugar bom e seguro para se viver novamente.
Ao saber que Jerusalém estava sendo reconstruída, mas que a cidade não possuía muros para proteger a todos, Neemias, um hebreu que estava na Pérsia, pede a Deus para que fosse capaz de auxiliar na proteção da cidade.
Deus ouve suas orações e o rei persa Artaxerxes autoriza Neemias a ir para Jerusalém e o concede material para ser utilizado na construção do muro que protegeria a cidade.
Apesar da oposição dos inimigos, Neemias consegue conduzir a construção do muro, sendo auxiliado pelo povo e torna-se governador. Ao finalizar as obras, Neemias sai de Jerusalém por um período, e ao retornar, encontra o povo descrente. Ao ver a situação, dedica-se a ensinar ao povo a palavra de Deus, a importância da fé e da oração.
Portanto, neste livro observamos os esforços de Neemias e do povo de Israel em tornar a cidade um lugar mais seguro, mesmo diante da oposição dos inimigos. Além disso, acompanhamos o empenho de Neemias em conduzir os israelitas a uma vida de amor e fé em Deus.